Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

IN:http://blog.cancaonova.com/zezinho/?cat=851


MY E-MAIL

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PROJETO: UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS ...

PROJETO: UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS

Professor (a) Cursista: BÁRBARA DINIZ
Formador: Dalécio L. Macêdo

TEMA:
UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

 TÍTULO:
UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS
 
PROBLEMA:
A transformação da cidade é feita pelos que nela vivem: seus cidadãos. Essa idéia permeia o projeto que, voltando-se para a formação de jovens, quer trabalhar a questão da apropriação da cidade sob uma novo olhar utilizando as Novas Tecnologias na Educação e  a aperspectiva de transformação.

Escola de Implementação: COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR PAULO SOUTO-Canavieiras-BA

Público objeto da intervenção: O projeto será direcionado a educadores, equipe técnica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educando do ensino médio- EJA-(Tempos Formativos) .
 
JUSTIFICATIVA:
Embora ainda seja grande a parcela da população que não tem acesso aos benefícios trazidos pelo avanço das tecnologias, incluindo as da informação e comunicação (TICs), cresce a compreensão de que se trata de um direito, a ser amplamente requerido e apropriado pela sociedade. As TICs oferecem um grande leque de possibilidades pedagógicas e têm favorecido a emergência de modelos alternativos de educação, ao propor ambientes de ensino-aprendizagem que estimulam a interatividade, o protagonismo e a capacidade de comunicação, colaboração e inovação de pessoas e grupos.

OBJETIVOS :
OBJETIVO GERAL
Identificar possibilidades de atuação que possam contribuir para que a educação esteja a serviço na construção da cidadania, além de propiciar a compreensão do significado e da importância da utilização da capacidade do educando como principal objetivo norteador da ação pedagógica, enfatizando a utilização da novas “Tecnologias na Educação (TICs)”.

OBJETIVOS ESPECÌFICOS

• Reconhecer o vocabulário na língua inglesa através do ver ouvir e falar;

• Conhecer melhor a cidade onde se mora;

• Levantar um repertório visual do cotidiano: o trajeto diário; ( Utilizando a Língua Inglesa);

• Proporcionar a experiência de criar (escrita) de textos relativos às imagens;, a partir do individual desta;

• Valorizar a cidade  de Canavieiras , sendo capaz de orientar e informar sobre suas características de modo geral, especialmente através da internet (blog, sites,etc), utilizando a Língua Portugesa e aLíngua Inglesa ;

• Incentivar a utilização das TICs.

REVISÃO DE LITERATURA
O impacto das Novas Tecnologias tem provocado mudanças na Educação, que não tarda a incorporar os últimos recursos tecnológicos direcionados ao setor. Dessa forma, a integração de novas mídias como televisão e Internet não é mais novidade estranha à sala de aula. Pelo contrário, contribui para a criação de novas estratégias de ensino, aprendizagem e auto-capacitação. Se pensarmos nestas mudanças e nas implicações que podem ter nos processos ensino/aprendizagem ficamos confrontados com uma série de dúvidas mas também adquirimos algumas certezas. Uma é que o aproveitamento optimizado destas novas tecnologias implica uma mudança drástica das nossas formas de ensinar e aprender.
Como afirma R. C. Heteric a palavra base deste tipo de ensino é "interactividade". Trata-se da mudança de um ensino onde é limitado o papel do aluno na busca de informação e em que ele se tenta adaptar à informação existente (alunos em sítios do interior onde não existem boas bibliotecas e livrarias têm de se conformar a essa situação) para um ensino em que a informação se adapta ao aluno, onde quer que este se encontre.
 
METODOLOGIAS
• Fazer um registro fotográfico de sua rota diária. Lembrar os caminhos que faz, pontos de referência, lugares por onde gosta de passar, marcos da história pessoal. Estabelecer um paralelo com os marcos históricos e comentar um pouco sobre eles e sua importância.

• Executar exercício de observação para sensibilizar e apurar o olhar artístico: fazer desenhos rápidos de observação de diferentes pontos de vista da cidade onde será realizada a oficina. Observar as ruas, as casas, as construções de diferentes níveis.

• Produzir textos emPortuguês e  Inglês.

• Utilizar sites para pesquisa.

• Utilizar Power Point

• Criação de blog para divulgar os trabalhos realizados.

REFERÊNCIAS:

• Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (MEC/SENTEC, Brasília,1999).

• FAZENDA, Ivani.Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa, 1994, p.69-70.

• FEREIRA in Fazenda. Escolarização dos Profissionais não Docentes da Educação -1993 - p. 17, p. 21-22.
                                                                     ANEXO-FOTOS





Nenhum comentário:

Postar um comentário