EDUCAÇÃO/ACADÊMICO/INCLUSÃO
- Este blog de cunho educativo busca principalmente ajudar tanto o aluno como o professor não só ter acesso ao mundo informatizado, mas utilizá-lo como ferramenta dentro de um ambiente de aprendizagem.
Momento com Deus
Oração para antes e depois do trabalho
Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.
Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem
Considera–se que a aprendizagem da língua estrangeira e da língua materna é um direito de todo cidadão, expresso na Lei de Diretrizes e Bases. Daí a necessidade de se estudar as atuais práticas de ensino, tanto na modalidade oral, quanto na escrita. Importa, ainda, utilizar–se com propriedade os variados recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. A escrita e a leitura em língua estrangeira devem fazer parte de um processo dinâmico, com textos de diversos gêneros, em que o leitor compreende, critica e interage ativamente, considerando como base os três tipos de conhecimento: de mundo, textual e léxico–sistêmico, fundamentais para o desenvolvimento das quatro habilidades necessárias (ler, escrever, ouvir e falar) em uma aprendizagem significativa.
As propostas mais atualizadas de ensino buscam a valorização do ser humano, sua participação ativa na sociedade e na vida social: um ser humano autônomo, crítico, analítico, informado que possa compreender e conduzir adequadamente o mundo que o rodeia. Para que a motivação em aprender Inglês floresça no educando alguns educadores precisam mudar sua postura didática, desmistificando a idéia de que o Inglês é difícil de aprender; a aquisição do aprendizado do Inglês, pode ser fácil, motivador se o professor lançar mão de estratégias que possam ir ao encontro da realidade cultural de seus alunos e de uma metodologia dinâmica.
O Método Comunicativo ou Communicative Approach para o ensino de Línguas originou-se nos anos 60 na Inglaterra quando após o surgimento do mercado comum europeu as pessoas precisavam aprender a falar Inglês para que este acordo obtivesse sucesso. Este método, segundo Richards e Rogers (1986), propõem uma abordagem da Língua através não da gramática propriamente dita, mas sim de situações cotidianas (ir ao supermercado, falar ao telefone, pedir informação no aeroporto, etc.) comuns ao universo do aluno, ou seja, o aluno pratica a Língua em situações reais de comunicação através da contextualização, construindo um significado. Portanto, o Método visa a total comunicação dos alunos através de uma variedade de atividades, com as quais se espera que se sintam seguros para expressar seus pensamentos, opiniões e sentimentos. Uma variada gama de jogos, dramatizações e exercícios baseados em situações comunicativas devem fazer parte do material a ser aplicado pelo professor de Inglês tais como: revistas, propagandas, jornais, cartazes com pessoas conversando, praticando esportes entre outras, bem como jogos de memória, quebra-cabeça, dominó, mímica, que podem contribuir para a fixação do vocabulário, de verbos, além de promover uma interação social entre professor-aluno e aluno-aluno.
Entretanto, para que aluno adquira o conhecimento, a maneira como este é apresentado é de fundamental importância, pois o professor é o mediador desse processo. Sua interação e intervenção poderão facilitar a construção significativa do conhecimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOBRÁFICAS:
ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP – Pontes 1993.
CAVALHEIRO, E. Aquisição da Língua Estrangeira: um estudo empírico sobre estratégias de comunicação. Curitiba, 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.
PAIVA, V. L. O. (Org.) Ensino de Língua Inglesa reflexões e Experiências. Campinas: Pontes, 1996.
RICHARDS, J.C. e RODGERS, Approaches and Methods in Language Teaching. England: Cambridge University Press, 1986.
VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
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