Escola:
Data:
Professor(a):Barbara Diniz
Ano:2013
O primeiro dia de aula
tem um significado especial para educadores, alunos e pais. Não é apenas mais
um ano letivo que se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer
novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras
de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança dos
pequenos. Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a
integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente
com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e
sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de
histórias que abordem a amizade", recomenda Maria Beatriz Ortiz Solera,
coordenadora pedagógica e educacional. Enquanto o pessoal se
"enturma", o professor pode mencionar a importância do respeito e da
cooperação. "Não é aconselhável impor as regras, o melhor é explicá-las.
Seja claro e objetivo para que todos entendam, lembrem e cumpram ao longo do
ano".
PLANO DE AULA (para a 1ª
semana de aula)
OBJETIVOS:
O aluno será capaz de:
· Sentir-se acolhido e bem-vindo ao ambiente
escolar
· Conhecer e interagir-se com seus colegas e o(a)
professor(a)
· Conhecer os espaços físicos da escola
CONTEÚDOS:
· Apresentação da professora e dos alunos
· Dinâmica do nome
· Crachás com nomes
· Brincadeira de roda
PROCEDIMENTOS:
· Ler ou dizer uma mensagem de boas-vindas aos
alunos.
· Apresentação de todos os alunos e do(a)
professor(a).
· Distribuir os crachás com nomes ou cada aluno
confecciona o seu crachá.
· Propor a dinâmica de grupo: Em círculo os
participantes vão um a um ao centro da roda falam seu nome juntamente com um
gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o
gesto feito por ela.
· Visita as dependências da escola
· Atividade: brincadeira de roda
· Distribuição de cartão de boas-vindas ou de lembrancinha.
RECURSOS:
· cartaz de boas-vindas
· crachás
· cartões ou lembrancinhas
AVALIAÇÃO:
Observação e registro do
professor quanto à adaptação ao ambiente escolar e participação dos alunos nas
atividades.
Volta às Aulas (1º ao 5º ano)
Atividades para integrar, estabelecer regras de
convivência, ressaltar o valor da amizade, valorizar a cooperação, o respeito e
a ética no cotidiano escolar
Objetivos:
§
Promover a integração e adaptação dos alunos
§
Estabelecer regras que deverão ser seguidas ao longo do ano letivo
§
Resgatar valores importantes como respeito e solidariedade
§
Abordar a ética no cotidiano escolar
§
Reforçar a importância da cooperação e da amizade
Faixa
Etária: 1º ao 5º ano
Primeiro dia de aula
Essas atividades foram preparadas pelo Colégio Augusto Laranja e visam reforçar
a integração:
Vamos
brincar de massinha? (1º e 2º ano)
|
1. Divida
os alunos em duplas e distribua massas de modelar.
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta,
caderno.
3. Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.
|
Troca
de presentes (1º ao 3º ano)
|
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos
alunos.
2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.
3. Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que
acabou de conhecer.
4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas
amizades.
|
Pintura
coletiva (4º e 5º ano)
|
1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos
e papel de parede branco.
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede.
3.Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que
esperam de 2013?
|
Reforçando a amizade
Dinâmica
do pirulito (3º e 4º ano)
|
1. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos.
2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado.
3. Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover
o braço direito.
4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do
colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro.
|
Dica esperta!
Essa atividade poderá ser retomada ao longo
do ano letivo, de forma que os alunos possam verificar se alcançaram seus
sonhos para 2011.
|
Autorretrato
(4º e 5º ano)
|
1. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham.
2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o
seu rosto na bexiga.
3. Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima.
4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega.
5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato.
6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome
e dar um abraço no colega.
7. Dê continuidade até que todos se apresentem.
|
Convivência
Acompanhe as atividades do Colégio Escrevivendo para diferenciar a ordem e o
caos, valorizar a cooperação e compartilhar sonhos.
Árvore
dos sonhos (1º ao 5º ano)
|
1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixála
em um painel em sala de aula ou no pátio.
2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você
gostaria que fosse 2011?
3. Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore.
4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo.
Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc.
5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore.
|
Dica esperta!
A árvore pode ganhar
uma versão de mapa e envolver mais turmas. Basta afixar no pátio e sugerir a
construção de bonequinhos, que ficarão localizados em diferentes pontos do
mapa, formando uma grande corrente.
|
Da ordem ao caos (4º e
5º ano)
|
1. Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar
imediatamente as atividades solicitadas.
2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado.
3. Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma
música para o grupo.
4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe.
5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto
todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou
desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para
escutar, a ordem foi estabelecida.
|
Dica esperta!
Levante outras
situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras
de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a
organização de lado e estamos perto do caos.
|
Respeito ao próximo
Essa atividade e sugere
que professores e alunos construam juntos um contrato pedagógico para
estabelecer regras de convivência.
Contrato pedagógico
|
1. Reúna a turma e questione
sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc.
2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa
um contrato, que será revisto e reestruturado
|
PLANO
DE AULA
- Volta
às aulas: as férias de cada um!
Preparação
para a atividade:
No dia
anterior às férias (ou num feriado, ou final de semana), a professora convidará
os alunos a construir um saquinho de lembranças das férias.
No lado
de fora do envelope ou saquinho de papel pardo, a professora poderá colocar o
título, a fim de que os alunos pintem e enfeitem como quiser.
Nesse
saquinho, os alunos irão colocar objetos que possam ajudá-los a recordar dos
momentos vividos. Esses objetos podem ser: tickets de cinema, pauzinhos de
picolé, papéis de bala, conchinhas (se tiverem ido à praia), caixinhas de
lanches, folders de teatros, fotos, pedrinhas por onde passaram, dentre outros.
1ª aula
Ao
retornar das férias, os alunos irão apresentar os objetos que colecionaram.
Esses objetos ajudarão a recordar, facilitando a linguagem oral e a exposição,
além de tornar concreta a apresentação que será feita.
Todos
os alunos deverão se posicionar. Esse é um momento de escuta muito importante e
a professora deverá garantir que todos os alunos se expressem e que possam ser
ouvidos. Dependendo do número de alunos na sala de aula, essa apresentação
poderá durar cerca de cinquenta minutos.
Professora:
Ouvir e ser ouvido é uma regra de boa convivência que precisa ser trabalhada
desde cedo na escola, preparando os alunos para a sua convivência em outros
espaços que não só o escolar. Além disso, é um tipo de atividade que os alunos
adoram, sentem-se muito motivados a participar e a mostrar para os colegas o
que conseguiram colecionar no período de tempo determinado.
Atividade
relacionada à Matemática
Muitos objetos trazidos pelos alunos poderão
aparecer várias vezes, como os tickets de cinema, os palitos de picolé, as
pedrinhas.
Pedir
aos alunos que coloquem em cima de suas mesas todos os objetos que trouxeram
como lembrança. Fazer um levantamento dos objetos que apareceram mais de uma
vez e montar um gráfico com esses dados. Fazer o gráfico no quadro e cada aluno
irá colorir um quadradinho cada vez que aparecer o objeto em destaque.
Ao
terminar o levantamento, os alunos poderão registrar no caderno o numeral
correspondente aos objetos que serviram como lembrança. Por exemplo:
Lembranças
das férias
2ª aula
É bom
que a aula seja geminada, a fim de que a atividade não fique para o dia
seguinte, mas seja feita logo após a apresentação dos alunos.
Dessa
forma, após a apresentação de cada criança, a professora convidará os alunos a
fazer o registro escrito sobre suas férias.
A
professora poderá orientar a escrita através de uma Agenda de Produção de
Textos a ser escrita no quadro. A professora anotará no quadro algumas
perguntas que poderão ajudar os alunos na produção escrita:
a) Onde
aconteceram suas férias?
b)
Quanto tempo durou?
c) Com
quem você passou suas férias?
d) Em
que lugares você foi?
e) Que
lembranças você trouxe desse período de descanso?
f) Você
gostou de suas férias? Por quê?
Essas
perguntas servirão para orientar os alunos. Eles irão produzir o texto e a
professora esclarecerá que não é questionário de perguntas e respostas, mas
dicas que não poderão faltar em seu texto. Outras informações poderão ser
acrescentadas, caso os alunos queiram enriquecer o seu texto escrito.
Após a
escrita do texto, os alunos que desejarem poderão ler o texto produzido para os
colegas.
A
professora recolherá o texto para fazer a correção.
3° aula:
No dia
seguinte ao da produção, a professora convidará os alunos a montar um livrinho
a partir de sua vivência das férias.
Cada
criança receberá seu texto corrigido e folhas de papel A4 cortadas ao meio.
Nessas folhinhas, ela irá registrar a história por partes e irá ilustrar. Ela
poderá fazer a colagem dos objetos que trouxe na 1ª aula, enriquecendo sua
história.
Os livros poderão ficar
no cantinho da leitura e os alunos poderão ter acesso ao livro de cada colega
para ler suas histórias.
PRIMEIRO DIA DE AULA - TEMA: A ESCOLA
·
BOAS
VINDAS
·
LEITURA
COMPARTILHADA: A escola de Paulo Freire
·
Socialização
·
PEDIR
PARA OS ALUNOS REPRESENTAREM A ESCOLA COMO ELA ERA. Socializar no Grande Grupo
( Representar através de desenhos/produção textual)
·
PROMOVER
UM PASSEIO PELA ESCOLA PARA (RE)CONHECER AS DEPENDÊNCIAS E OS FUNCIONÁRIOS.
·
REPRESENTAR
A ESCOLA (produzir um texto coletivo);
·
MONTAR
CARTAZ:
O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NAESCOLA?
O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MUDAR (MELHORAR) NA
ESCOLA?
·
CANTAR
CANCÕES SOBRE A ESCOLA
·
BRINCADEIRAS
COM BALÃO. (o nome e as cores...)
CANTINHO LÚDICO
·
JOGOS
VARIADOS... (Preparar um cantinho agradável na sala de aula para desenvolver
essas atividades.)
Escola é...
Paulo Freire
O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quartos,
Programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha que estuda,
Que alegra, se conhece se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente.
Cada funcionário é gente,
E a Escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um Se comportar como colega,
amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que
não tem amizade de ninguém.
Nada de ser como um tijolo, que forma a parede
indiferente, frio, só.
Importante na Escola não é só estudar, não é só
trabalhar.
É também criar laços de amizade e criar em cada
ambiente de camaradagem.
É conviver É se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos educar-se, ser feliz.
PLANO DIÁRIO
SEGUNDO DIA DE AULA
TEMA: CAPRICHO COM O MATERIAL
·
BOAS
VINDAS
·
ENTREGA
DO MATERIAL ESCOLAR (palestra sobre os cuidados com o material escolar)
·
VIDEO:
(Cuidados com o meio ambiente)
·
Socialização
do vídeo
·
LEITURA
COMPARTILHADA: O Caderno ( Ricardo Azevedo)
·
A
IMPORTÂNCIA DO CADERNO: Canção CADERNO com Pe Fábio de Melo;
·
MONTAR
CARTAZ: Com Frases...
CANTINHO DA LEITURA
(Preparar um lugar especial da sala com tapete,
mensagens de boas vindas, muitos livros e clássicos infantis);
PROMOVER BRINCADEIRAS/FESTIVAL DE BALINHAS
TEXTO
O CADERNO
CABE TUDO NUM CADERNO:
CABE O DESENHO DO MUNDO,
CABE O CÉU CHEIO DE ESTRELAS,
CABEM AS CIDADES E AS RUAS,
CABEM AS FLORES DO JARDIM,
CABE DESENHO DE BICHO,
CABE, SIM, LETRA DE MÚSICA,
CABE MINHA ASSINATURA,
CABE VINTE TELEFONES,
CABE RECADO PARA AMIGO,
CABE FOTO DE CANTOR,
CABE SELO E FIGURINHA,
CABE O EMBLEMA DO TIME,
DESENHO DE CORAÇÃO
E ATÉ SOBRA UM CANTINHO
PRA FAZER MINHA LIÇÃO.
Titulo do livro: Meu material escolar
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: quinteto editorial.
O Caderno
Pe Fábio
de Melo
Composição: Toquinho / Mutinho
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos Coloridos vou estar
A casa, a montanha.
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas Bimestrais,
você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo Se você quiser
Quando surgirem Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça Num canto qualquer...(2x)
PLANO DIÁRIO
TERCEIRO DIA DE AULA
TEMA: O NOME PRÓPRIO (IDENTIDADE)
·
BOAS
VINDAS
·
DINÂMICA
DE GRUPO: O GAROTINHO CHAMADO AMOR
·
PROMOVER
CONVERSAÇÃO
·
A
IMPORTÂNCIA DO NOME PRÓPRIO
LEITURA COMPARTILHADA: Poesia: EU Autor: Célia
Passos / Zeneide Silva ( Pedir para as crianças representarem através de
desenhos o que eles compreenderam da poesia, promover conversação)
·
CONFECÇÃO
DE CRACHÁS;
·
PAINEL:
AJUDANTE DO DIA;( um envelope contendo todos os nomes dos alunos para realizar
sorteio a cada dia; O aluno sorteado será nomeado o ajudante do dia, que
auxiliará o professor em algumas necessidades.)
·
ANIVERSARIANTES
DO MÊS;(a cada mês separar os aniversariantes,e expor seus nomes no painel de
aniversários.)
·
QUADRO
DAS ESTRELAS ( o objetivo do quadro das estrelas é incentivar as crianças a
participarem ativamente das aulas, realizando uma avaliação não diária mas
constante de cada aluno,premiando-os a cada bimestre a quem ganhar mais
estrelas,observando o comportamento, assiduidade e compromisso com as
atividades escolares.O quadro das estrelas é construído com o nome da turminha
deixando um espaço para anexar as estrelinhas a cada conquista.)
PROMOVER FESTIVAL DE CHOCOLATES
TEXTOS
“O GAROTINHO CHAMADO AMOR”
Era uma vez, um garotinho chamado Amor.
Amor sonhava sempre com a Paz. Um certo, dia sonhou
quem a vida dó teria sentido quando ele descobrisse a Paz e foi justamente
nesse dia que Amor saiu a procura da Paz.
Chegando a Escola , onde estudava , encontrou seus
amigos que tinham um Sorriso nos lábios e foi nesse momento que a Paz começou a
perceber que o Sorriso dos amigos transmitia muita Paz pois, sentiu ainda que
Paz existe no interior de cada um de nós basta sorrir.
E nesse momento com seu pensamento voando a turma
gritou bem forte: Amor, Amor, Amor você encontrou a Paz que procurava.
Amor respondeu com muita Garra: sim encontrei a Paz,
o Sorriso e a Garra para junto de nós um Sorriso bonito e sejam bem-vindos.
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Poesia: EU
Eu sinto, eu vejo, eu ouço! Vejo
o céu, o sol, as plantas, o mar. Vejo o papai, a mamãe, meus irmãos, meu lar.
Vejo tudo com meus olhos. Só preciso olhar.
Ouço o vento, crianças a brincar. Ouço o canto dos
pássaros, o ir-e-vir. Ouço todos os ruídos. Como é bom ouvir!
Sinto o perfume das flores no
jardim, Todos os odores só redor de mim. Basta cheirar, aspirar, assim! Sinto o
gosto do salgado, da mistura, Dos doces, das frutas, que doçura! Provar, comer,
que gostosura!
Minhas mãos sentem o que tocam. Minhas pernas me
levam onde eu quero. Tenho boa cabeça pra pensar. E um coração pronto para
amar.
Sou um ser,sou feliz!
Obrigado, meu Deus, por mim fazer assim!
Autor: Célia Passos / Zeneide Silva
Eu sou:_________________________________________
PLANO DIÁRIO
QUARTO DIA DE AULA
TEMA: REGRAS DE CONVIVÊNCIA
· BOAS VINDAS
· DINAMICA
· LEITURA COMPARTILHADA: BOAS MANEIRAS (socialização:
o poema será aproveitado de modo que leve a turma a refletir sobre algumas
questões de boas maneiras, como: cumprimentar, despedir, agradecer, pedir
licença, dizer, por favor, desculpar-se, ser gentil, elogiar quando
necessário.).
· JOGO: CERTO OU ERRADO
· PAINEL: REGRAS DE CONVIVÊNCIA (gravuras e frases)
· MÚSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
(Eliana)
· INCENTIVAR O USO DAS PALAVRINHAS MÁGICAS.
· CANTICO DANÇA E CONVERSAÇÃO.
· ATIVIDADES: BONS HÁBITOS
ENTREGA DE PIPOCAS
TEXTOS:
BOAS MANEIRAS
Nossos pais sempre ensinaram,
Que devemos nos comportar,
E ser crianças educadas,
Para elogios ganhar.
Bom dia!
Boa tarde!
Devemos
sempre falar
Aos
professores e colegas
E a todos em qualquer lugar!
Obrigado! Por favor!
Vamos sempre dizer.
Para que todas as pessoas
Venha a nos favorecer.
Graça
Batituci
MUSICA:
ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
CANTORA:
ELIANA
Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
*Bom dia, boa tarde, boa noite
a bença mãe,a bença pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
*Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
*Se alguém fizer o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?
JOGO DO
CERTO OU ERRADO?
Avaliar
juntamente com os alunos algumas atitudes dentro da Escola:
1.
Cumprimentar os colegas e o professor;
2.
Chegar atrasado as aulas;
3.
Chegar às aulas na hora certa;
4.
Empurrar os coleguinhas;
5.
Pedir licença para passar, quando o colega estiver à sua frente;
6.
Conversar com o coleguinha durante as aulas;
7.
Fazer a tarefa de casa com capricho;
8.
Brigar com os colegas;
9.
Cuspir no chão;
10. Guardar os objetos escolares com
capricho;
11. Rabiscar as paredes e carteiras;
12. Jogar lixo ou resto de merenda no
chão.
PLANO DIÁRIO
QUINTO DIA
TEMA: BONS HÁBITOS NA ESCOLA
·
BOAS
VINDAS
·
EXIBIÇÃO
DO DVD “MUSICA”: PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
·
CONVERSAÇÃO...
·
ATIVIDADES
PARA COMPLETAR (cruzadinha: silêncio, licença, por favor, desculpas, agradecer,
lavar as mãos, rabiscar, lixeira...)
·
FALAR
SOBRE ALGUMAS CONVENÇÕES SOCIAIS JÁ APRESENTADAS A TURMINHA.
·
BATE PAPO
COM OS ALUNOS SOBRE COMO ELES PODEM PARTICIPAR DAS AULAS ATIVAMENTE. DEIXAR QUE
FALEM O QUE PENSAM.
TEXTO:
PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
Quando a
gente
Gosta de alguém
E tem um amigo
Que a gente quer bem
Sempre é bom abraçar
Sempre é bom
Dividir e brincar
Quando a gente
Quer agradecer
Ou se desculpar
Por algo errado
Que fez
Sempre é bom falar
As palavras mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
Quando a gente
Pede pra alguém
Algo emprestado
Que a gente não tem
Sempre é bom falar
As palavras mágicas
Desculpa,
por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
Por favor
Escute então
A minha mensagem
Pro seu coração
Com licença
Eu quero dizer
Obrigada por tudo
Eu amo você
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
Tempo estimado - Uma aula.
Tematização
Você deve realizar a primeira sondagem no início do
período letivo e, depois, ao fim de cada bimestre, mantendo um registro
criterioso do processo de evolução das hipóteses de escrita das crianças. Ao
mesmo tempo, é fundamental uma observação cotidiana e atenta do percurso dos
alunos. Confira um exemplo de tabela para
organizar o mapa de hipóteses dos alunos da turma.
Introdução
Nos primeiros dias de aula, o professor
alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe
sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da
turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as
crianças têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as
necessidades de aprendizagem.
Tematização
Por que devemos fazer o
diagnóstico inicial das hipóteses de escrita dos alunos? Além de objetivos
práticos como a organização de parcerias produtivas de trabalho e o
acompanhamento da evolução dos alunos, a realização da sondagem pressupõe um
respeito intelectual do professor em relação ao conhecimento do aluno.
Significa assumir que os alunos pensam sobre a língua escrita - formulando
hipóteses sobre o seu funcionamento - e que é primordial para o desenvolvimento
de um bom trabalho conhecer detalhadamente o que eles pensam sobre o sistema
alfabético.
Objetivo
Escrever
uma lista de palavras e uma frase, ditadas pelo professor, colocando em jogo
todos os conhecimentos disponíveis
Tematização
A sondagem não é um
momento para ensinar conteúdos e sim para o aluno mostrar ao professor o que
pensa sobre o sistema alfabético de escrita. Portanto, o único objetivo dessa
atividade é fazer com que os alunos escrevam da maneira como acreditam que as
palavras devem ser escritas.
Material necessário
Papel
e lápis.
Desenvolvimento
Atividade
deve ser feita individualmente. Chame um aluno por vez e explique que ele deve
tentar escrever algumas palavras e uma frase que você vai ditar. Escolha
palavras do mesmo campo semântico, como por exemplo: lista das comidas de uma
festa de aniversário, frutas, animais etc.
O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma
trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba. Ao ditar, NÃO
marque a separação das sílabas, pronunciando normalmente as palavras. Após a
lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já
mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma
semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num
contexto diferente.
Tematização
A
escolha das palavras do ditado deve ser muito cuidadosa. Evite palavras que
tenham vogais repetidas em sílabas próximas, como ABACAXI, por exemplo, por
causar um grande conflito para as crianças que estão entrando no Ensino
Fundamental, cuja hipótese de escrita talvez faça com que creiam ser impossível
escrever algo com duas ou mais letras iguais. Por exemplo: um aluno com
hipótese silábica com valor sonoro convencional, que utiliza vogais, precisaria
escrever AAAI. Os monossílabos ficam para o fim do ditado. Esse cuidado deve
ser tomado porque, no caso de as crianças escreverem segundo a hipótese do
número mínimo de letras, poderão se recusar a escrever se tiverem de começar
por ele.
Confira 3 sugestões de
grupos de palavras e frases para o ditado:
Sugestão 1
CENTOPÉIA
JOANINHA
FORMIGA
MINHOCA
ABELHA
LESMA
GRILO
RÃ
A FORMIGA MORA NO
JARDIM.
Sugestão 2
MUSSARELA
ESCAROLA
TOMATE
PALMITO
PRESUNTO
ALHO
ATUM
COMEMOS PIZZA DE MUSSARELA COM TOMATE.
Sugestão 3
REFRIGERANTE
MORTADELA
PRESUNTO
MANTEIGA
QUEIJO
SUCO
PÃO
NO LANCHE DE HOJE
TEREMOS PÃO COM MORTADELA.
Fique atento às reações
dos alunos enquanto escrevem e anote o que eles falam, sobretudo de forma
espontânea, isso pode ajudar a perceber quais as ideias deles sobre o sistema
de escrita.
A cada palavra ditada, peça para que o aluno leia em voz alta o que acabou de
escrever.
Tematização
É
imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu. Por meio da
interpretação dela sobre a própria escrita, durante a leitura, é que se pode
observar se ela estabelece ou não relações entre o que escreveu e o que lê em
voz alta - ou seja, entre o falado e o escrito - ou se lê aleatoriamente.
Anote em uma folha à parte como o aluno faz a leitura, se aponta com o dedo
cada uma das letras, se lê sem se deter em cada uma das partes, se associa
aquilo que fala à escrita, em que sentido faz a leitura etc.
Avaliação - Finalmente, analise qual
hipótese de escrita o aluno demonstrou na atividade. Hipóteses de escrita mais comuns:
Pré-silábica, sem variações
quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O aluno
diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de "escritos" (que
podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras.
A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por
todo o registro escrito.
Pré-silábica com exigência mínima de
letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre
as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por
todo o registro escrito.
Pré-silábica com exigência mínima de
letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre as
palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o
aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A
leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro
escrito.
Silábica com letras não
pertinentes ou
sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba
falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som
convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.
Silábica com vogais pertinentes ou com valor sonoro
convencional de vogais. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se
escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada
pela vogal. A leitura é silabada.
Silábica com consoantes
pertinentes ou com valor sonoro convencional de
consoantes. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem
correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela consoante.
A leitura é silabada.
Silábica com vogais e consoantes
pertinentes. Cada
letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência
com o som convencional daquela sílaba, representada ora pela vogal, ora pela consoante.
A leitura é silabada.
Silábico-alfabética. Este nível marca a
transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela
escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades
sonoras menores, os fonemas.
Alfabética inicial. Neste estágio, o aluno
já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da
palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe
dominar as convenções ortográficas.
Alfabética. Neste estágio, o aluno
já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da
palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba e também domina as
convenções ortográfica.
OBJETIVO
- Conhecer em que nível estão os alunos.
PAUTA
DO DIA
·
Oração
·
Músicas , dinâmicas( a sua escolha )
·
Leitura compartilhada ( escolha de
uma história , para vc ler aos alunos)
·
Escrita do alfabeto e pintar as
letras do nome
·
Ilustrar a sala de aula e os objetos
colocando seus respectivos nomes
·
Escrita dos números
·
Confeccionar a carteira de identidade
ATIVIDADES
1. Escreva
o alfabeto maiúsculo e minúsculo
2. Pinte
as letras que formam o seu nome
3. Escreva
quantas letras tem o alfabeto .
4. Qual
é a primeira letra do alfabeto?
5. E
qual é a décima letra do alfabeto?
6. Qual
é a última letra do nosso alfabeto?
7. Desenhe
sua sala de aula e os objetos que ela tem:
8. Escreva
o nome dos números :
3____________________________
11___________________________
15___________________________
4____________________________
9____________________________
AMEI SEU BLOG!
ResponderExcluirESTOU FAZENDO UM BOM TRABALHO COM SUA AJUDA,BJS! TE ADMIRO!
AMEI SEU BLOG!
ResponderExcluirESTOU FAZENDO UM BOM TRABALHO COM SUA AJUDA,BJS! TE ADMIRO!
Muito bom!!!Ajudou minha mãe muito!!
ResponderExcluirParabéns pelo Blog, tens me ajudado muitooo... Indiquei para minhas amigas. Esta show, mantenha... Sucesso!!
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