GRUPO
ESCOLAR PROFª. LÍCIAMARIA
PATERNOSTRO
ALUNO (A) = _________________________________
SÉRIE =
3ª TURNO =MATUTINO
DATA _____/ ______/ ______ PROFª .= BÁRBARA
TESTE DE PORTUGUÊS – III UNIDADE
TEXTO: A flor e o passarinho
Nem a mais leve nuvem cobria o seu
muito azul naquela manhã. Uma pequenina flor, mimosa e delicada, abria suas
pétalas da mesma cor do céu. Exclamou admirada:
– Que lindo dia!
Tinha razão a florzinha. Era um belo dia de primavera.
Os pássaros voavam e as abelhas zuniam por sobre as plantas floridas. A
florzinha sentiu-se feliz por ter nascido em tão festiva época do ano. De
repente arregalou os olhinhos espantada; piscou e tornou a olhar. Parecia-lhe
que uma flor vinha voando como os passarinhos. Suas cores brilhavam ao Sol. Era
um beija-flor que, de leve, beijava as flores. Rapidamente ele chegou até a
florzinha azul, deu-lhe um beijo delicado com o seu longo bico e, antes que ela
voltasse a si do espanto, o passarinho sumiu ao longe.
Nisto a Brisa Leve, que passava pelo campo, agitou
suas pétalas e ela, por um instante, pensou que ia voar como o delicado
colibri. Quis seguir a Brisa, mas sua haste prendeu-a.
A flor, que até aquele momento se sentia tão feliz,
chorou a sorte que a obrigava a viver presa sempre no mesmo lugar.
“A Brisa e a
Flor” – Isa R. Azevedo
Editora do Brasil S/A
ENTENDIMENTO DO TEXTO
1 – Marque a alternativa correta: Naquela manhã, o céu estava: (
) nublado
( ) muito claro ( ) muito azul
2 – Marque com um X a alternativa correta:
a) A florzinha se espantou por que:
( ) viu um passarinho
voando.
( ) o passarinho
beijou-a.
( ) pensou que uma
flor voava.
|
b) A florzinha julgou que também voaria por que:
( ) o vento
agitou suas pétalas.
( ) ela era da cor do
pássaro.
( ) ela desejava muito
voar
|
3 – Que aconteceu, naquela manhã? ___
4 – De que cor era a florzinha? ________________
5 – Responda:
a) Em que época do ano se passou o fato narrado? ___
b) Por que a autora denominou a época de festiva? ____
6 – Por que a flor se sentiu infeliz?___________________________________________________________
7 – Marque com um X o
sinônimo de cada palavra:
a) obrigava
|
(
) forçava
|
(
) mandava
|
(
) exigia
|
b) brisa
|
(
) aroma
|
(
) aragem
|
(
) perfume
|
c) longo
|
(
) fino
|
(
)comprido
|
(
) enorme
|
8 – Ao lado de cada palavra
escreva um antônimo:
feliz –
muito –
longo –
leve –
muito –
sumiu –
presa –
abria –
grande –
9 – Observe as locuções
adjetivas: EX: Plantas floridas – com flores
Época festiva – __________________________
Manha primaveril –
Luz solar – _____
Azul celeste –
|
Tarde outonal –
Flor aquática –
Animal marinho – ______
Manhã ensolarada –
_
|
10-– Complete com adjetivos,
como no exemplo: Ex.: Quem tem teimosia é teimoso. OSO ou OSA?
a) Quem tem rancor
é___________________________________.( MASCULINO)
b) Quem tem amor é
____________________________________.(FEMININO)
c) Quem tem talento
é___________________________________.( MASCULINO)
d) Quem tem fama
é.........................................................................
(FEMININO)
e) Quem tem orgulho
é___________________________________.( MASCULINO)
b) Quem tem fúria é
____________________________________.(FEMININO)
11- Assinala com X o grau em que se encontra o adjetivo sublinhado na frase: Duarte, depois de encontrar o seu amigo,
ficou tão feliz quanto este.
|
|
Grau normal
|
|
|
|
|
|
Grau comparativo de igualdade
|
|
|
|
|
|
Grau comparativo de superioridade
|
|
|
|
|
|
|
|
12-
BOA SORTE!!!!!!!!!!!!
GRUPO
ESCOLAR PROFª. LÍCIAMARIA
PATERNOSTRO
ALUNO (A) = _________________________________
SÉRIE =
3ª TURNO =MATUTINO
DATA _____/ ______/ ______ PROFª .= BÁRBARA
TESTE DE MATEMÁTICA – III UNIDADE
1º
2º
3ºComplete os desenhos até a quantidade pedida.
a) O triplo de 3 borboletas
b) O dobro de 4 estrelas-do-mar
4ºComplete com o: DOBRO - TRIPLO
16 __________ _______________
55 __________ ______________
165 __________
_______________
5ºFaça os cálculos no caderno
e escreva o resultado:
a)- O dobro de 85 menos o triplo de 27 é _________
b)- O quíntuplo de 12 vezes o dobro de 5 é ________
c)- O quádruplo de 27 mais o sêxtuplo de 13 é ______
6º - Desenhe o que se pede.
3 esferas
|
O
dobro das esferas
|
O
triplo das esferas
|
7º - Relacione as quantidades.
( a ) uma dezena ( ) 5
( b ) uma dúzia ( ) 6
( c ) meia dezena ( ) 10
( d ) meia dúzia ( ) 36
( e ) três dúzias ( ) 12
8ºPense e responda.
a) Num campeonato de futebol,
Renato marcou 5 gols e João marcou o dobro.
Quantos gols João marcou?
Resposta:
____________________________________________________
b) Pensei em um número e
somei 8. O resultado foi 25. Qual o número que
pensei?
Resposta:
____________________________________________________
c) André tem 8 bolinhas de
gude e Gustavo tem o triplo. Quantas bolinhas de
gude Gustavo tem?
Resposta:
___________________________________________________
9º Escreve por extenso.
XX -
____________________________________________________________
CV -
___________________________________________________________
XXXIX -
_______________________________________________________
LV - ________________________________________________________________
10º Calcule e dê os nomes aos termos:
a)870775 + 17830= c)30515 X 8 =
b)3557 --214 60 = d)320 30 : 6 =
BOA
SORTE!!!!!!!!!!
GRUPO
ESCOLAR PROFª. LÍCIAMARIA
PATERNOSTRO
ALUNO (A) = _________________________________
SÉRIE =
3ª TURNO =MATUTINO
DATA _____/ ______/ ______ PROFª .= BÁRBARA
TESTE DE CIÊNCIAS – III UNIDADE
Cadeia Alimentar
Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Para
sobreviver e crescer precisam de outros seres vivos que lhes forneçam energia.
O animal que caça outro para dele se alimentar é chamado
predador e aquele que é caçado é chamado presa. Chamamos de cadeia alimentar a
sequência da relação alimentar entre os seres vivos.
Todos
os seres vivos desempenham uma função no processo de alimentação, por isso eles
podem ser chamados de seres produtores, consumidores ou decompositores
1-Marque V (para verdadeiro) e F ( para falso).
( )
As plantas não absorve o gás carbônico do ar.
( )
A água é retirada do solo e levada até as folhas.
( )
A clorofila presente nas plantas, não capta a luz solar.
( )
A glicose é produzida pelas plantas.
( )
O gás oxigênio é liberado e contamina o
ambiente.
2- Que
processo é realizado pelas plantas que ocorre nas folhas?
R=___________________________________________________________
3- Quais são os elementos indispensáveis para
que a planta realize o processo da digestão ?
R=__________________________________________________
4-As plantas
armazena o seu alimento nas: ( )raízes
( )folhas (
)galhas
5-O que é
amido? Para que ele serve?
R=___________________________________________________________
6-Relacione
os hábitos alimentares dos animais:
( )carnívoros (
)alimentam-se de carne e plantas
(
)herbívoros
( )alimentam-se de carne
( )onívoros ( )alimentam-se de plantas
7-Deina os morcegos:
a)insetívoros___________________________________________________
b)
nectarívoros_________________________________________________
c)carnívoros___________________________________________________
d)hematófagos_________________________________________________
8-O Que são seres:
a)produtores____________________________________________________
b)consumidores__________________________________________________
c)decompositores_________________________________________________
9-Certo ou errado?????????????????
a) ( )A
energia dos alimentos passa de um ser para o outro por meio da cadeia
alimentar.
b) ( )Os seres vivos
não dependem um do outro para obter alimento.
c) ( )Só as relações
entre os seres consumidores e produtores estabelece a cadeia alimentar.
10-Numa cadeia
alimentar ,indique :
produtor:
________________________________________________________________________
consumidor:
______________________________________________________________________
decompositor:
BOA SORTE!!!!
GRUPO
ESCOLAR PROFª. LÍCIAMARIA
PATERNOSTRO
ALUNO (A) =
_________________________________
SÉRIE
= 3ª TURNO =MATUTINO
DATA _____/ ______/ ______
PROFª .= BÁRBARA
TESTE DE GEOGRAFIA – III UNIDADE
1-Defina:
a) Pecuária-________________________________________________________________
2-Como os animais são utilizados
os animais na pecuária?
R=_____________________________________________________________________________
3-Indique os
animais para a criação de:
Equinos- bovino- suíno- ovino-
4-Como é chamada a criação de
aves?________________________________________________
5- Sobre a pecuária extensiva. Marque só o
que for verdadeiro:
A- O gado é criado
solto. ( )
B- Os animais só
comem comida caseira.( )
C- A produção
abastece o mercado consumidor. ( )
6- Qual é a alternativa falsa??????
·
Na pecuária intensiva...
a-( )Os animais são criados em
estábulos.
b-( ) O gado só come pastas especiais.
c-( ) Os animais não produz leite.
7- O que é extrativismo?
_______________________________________________________________
8-Como pode ser o
extrativismo?___________________________________________________________
9-A caça
e a pesca fazem parte do
extrativismo animal. Certo ( ) errado( )
10-Os minerais são produtos encontrados no extrativismo mineral.
certo( ) errado( )
BOA
SORTE!!!!!!!!!!!
GRUPO
ESCOLAR PROFª. LÍCIAMARIA
PATERNOSTRO
ALUNO (A) = _________________________________
SÉRIE =
3ª TURNO =MATUTINO
DATA _____/ ______/ ______ PROFª .=
BÁRBARA
TESTE
DE HISTÓRIA – III UNIDADE
1)Assinale as alternativas que mostram por que
a forma de administração de capitanias hereditárias não deu certo:
( ) O Brasil era muito grande.
( ) Os donatários eram 15 e as capitanias eram 12.
( ) Havia muitas pessoas para trabalhar nas
lavouras.
( )A grande distância entre Brasil e Portugal.
( ) Ataque de indígenas e estrangeiros.
CAPITANIAS
HEREDITÁRIAS
2) Quais foram as
duas capitanias que prosperaram?
R=_________________________________________________________________________________
3) Escreva os
nomes de algumas capitanias hereditárias:
R=_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Por que foi
dado o nome de capitanias hereditárias aos lotes divididos pelo rei Dom Manuel
em 1534?
R=______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5) Correlacione:
(1) senzalas ( )era onde viviam o senhor do engenho e sua
família.
(2) casa-grande (
) era o lugar onde as pessoas escravizadas dormiam.
(3) capela (
)era onde se realizavam as cerimônias religiosas.
6)Defina:
Capitamias______________________________________________________________________
7) que quer
dizer???Pindorama_______________________________________________________
8)Sobre o tratado
de Tordesilhas é correto afirmar:
a) Dividiu o
mundo a partir de um maridiano. ( )
b)Não atraiu
outros povos. ( )
c)O tratado
passava pelas cidades de Belém, Pará e Laguna. (
)
9) Diferencie:
a)
piratas______________________________________________________
b)
Corsários_____________________________________________________
10)Quem foi o
corsário mais famoso????????
( )Thomas Cavendish.
( )Themas Cavendish.
( )Thadeu Cavendish.
11) O que os
franceses e holandeses buscavam no
Brasil?
R=___________________________________________________________________________________
BOA
SORTE!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário