GRUPO ESCOLAR
PROFª LÍCIA MARIA
PATERNOSTRO
ALUNO (A) ___________________________________
SÉRIE = TURMA _______ TURNO ___________
DATA _____/ ______/ ______ PROFª - BÁRBARA
PROVA -
IVUNIDADE – LÍNGUA PORTUGUESA
O JOVEM CARANGUEJO
Um jovem caranguejo pensou: "por que é que na minha família todos
andam para trás? Quero aprender a andar para a frente, e que a cauda me caia se
eu não conseguir."
Começou a exercitar-se às
escondidas, entre os seixos do ribeiro natal, e nos primeiros dias a tarefa
causou-lhe uma enorme estafa. Chocava contra tudo, machucava a carapaça e
atropelava as pernas uma na outra. Mas, a pouco e pouco, as coisas começaram a
correr melhor, pois tudo se pode aprender, quando se quer.
Quando se sentia bem seguro de si,
apresentou-se à família e disse:
_Vejam isto.
E deu uma magnífica corridinha em
frente.
_Meu filho, _ desatou a chorar a mãe
_ deram-te a volta ao miolo? Reconsidera, anda como o teu pai e a tua mãe te
ensinaram, anda como os teus irmãos, que te querem tanto.
Os seus irmãos, porém não faziam
outra coisa senão troçar.
O pai, depois de ter estado a
observá-lo severamente por um bocado, disse:
_Basta. Se queres continuar conosco,
anda como os outros caranguejos. Se queres fazer as coisas à tua maneira, o
ribeiro é grande: vai-te e nunca mais voltes.
O bravo caranguejinho estimava os
seus, mas estava demasiado seguro da sua justiça para ter dúvidas: abraçou a
mãe, despediu-se do pai e dos irmãos e partiu ao encontro do mundo.
A sua passagem logo despertou a
surpresa de um grupo de rãs que, como boas comadres, se haviam reunido para dar
dois dedos de conversa em volta de uma folha de nenúfar branco.
_O mundo anda às avessas _ disse uma
rã. _ Olhem-me para aquele caranguejo e digam lá se não tenho razão.
_Já não há respeito _ disse uma
outra rã.
_Arre! _ disse uma terceira.
Mas o caranguejo seguiu em frente, é
mesmo caso para dizê-lo, no seu caminho. A certa altura, ouviu chamar por ele:
era um velho caranguejo solitário, de expressão melancólica, que se encontrava
encostado a um seixo.
_Bom dia _ disse o jovem caranguejo.
O velho observou-o prolongadamente,
depois disse:
_Onde pensas tu que vais chegar com
isso? Também eu, quando era jovem, pensava ensinar os caranguejos a andar para
frente. E eis o que recebi em troca: vivo completamente só, as pessoas
preferiram cortar a língua a dirigir-me a palavra. Presta atenção ao que te
digo, enquanto é tempo: resigna-te a fazer como os outros e um dia
agrader-te-ás o conselho.
O jovem caranguejo não sabia o que
responder e ficou calado. Mas dentro de si pensava: "Eu tenho razão".
E despedindo-se do velho com
gentileza, retomou orgulhosamente o seu caminho.
Irá longe? Fará fortuna? Endireitará
todas as coisas tortas deste mundo? Não sabemos, porque ele ainda não parou de
caminhar com a coragem e a firmeza do primeiro dia. Apenas lhe podemos desejar
de todo o coração:
_Boa viagem!
Gianni
Rodari
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
1-
Na sua
opinião, por que o caranguejo resolveu andar para a frente? Qual o significado
dessa decisão?
R=_________________________________________________________________________________
2-Você
concorda com a afirmação "...tudo se pode aprender, quando se quer"?
R=___________________________________________________________________________________
3-
Quem foi
mais intolerante com o filho ao ver a novidade: o pai ou a mãe? Justifique sua
resposta.
R=_________________________________________________________________________________
4-
Como o
velho caranguejo explica o fato de ter ficado só?
R=________________________________________________________________________________
5- Você
acredita que é possível consertar todas as coisas deste mundo? Justifique sua
resposta.
R=________________________________________________________________________________
GRAMÁTICA
1- Cada
linha contém apenas um verbo. Faça um círculo ao redor dele.
a)
construção - construir - construtor
b) trovão
- trovejar - trovoada
c)
pescador - pescaria - pescar
d)
risonho - risada - rir
e) salvar
- salvação - salvador
2-
Escreva os verbos abaixo no infinitivo.
andava
_______________________________
escorreguei
___________________________
encontrou
____________________________
beberá
______________________________
sorriste
______________________________
3-
Complete as frases usando corretamente por que, por quê, porque e porquê.
a) Não
reclames, ________________________ é pior.
b)
_______________________ você fez isso comigo?
c) Carla
não saiu? _______________________?
d) Não
entendi o ______________________ de tanta reclamação.
e) Faltou
à aula ___________________ estava doente.
4-
Sublinhe e classifique os advérbios das frases abaixo:
a) Ontem
você agiu com sabedoria. Parabéns! _____________________________________
b) Possivelmente
chegarei atrasado no encontro. _______________________________________
c) Tenho
trabalhado demais no escritório. _________________________________________
d) Não
posso continuar aqui neste lugar. ______________________________________
e)
Augusto sempre me dá um presente no meu aniversário.
____________________________________
5- Copie as frases, completando –
as com pronomes pessoais retos:
a) ______toco violão
b) ______tem suas razões
c) ______resolver os teus problemas
d) ______encontramos muitas dificuldades em nossos cominhos
e) ______cantam como profissionais
f) ______estudam bastante.
6-
Passe o
verbo para o tempo presente:
a) Eu entrei em
casa._______________________________________________________
b) Fechou os olhos com
força.________________________________________________
c) Eu ficarei aqui
sozinho.____________________________________________________
d) Você verá
tudo___________________________________________________________
7-Em que tempo está o verbo
destacado? Presente, passado ou futuro????
a) A noite soprou um vento
forte.___________________________________________
b) Ficarei aqui sozinha com
eles.____________________________________________
c) Chegaremos amanhã bem
cedo.___________________________________________
d) Cara-de-pau acreditava na
noite.__________________________________________
e) Eles se acomodaram num
canto.__________________________________________
8-Complete o texto com os verbos do
quadro:
Passou -voava -
está - doer - estava - disse -
hesitar viu
|
Uma vez ____ um gafanhoto sentado numa pedra cor-de-rosa, quando _____ uma
borboleta azul. Dum azul tão lindo que até faz _______ os olhos. A borboleta
que ______ baixo _____ o gafanhoto sentado e triste. E _____-lhe depois de
_____ um momento, um momento pequenino:
-
Por que
você ______ triste?
9-Sublinhe o sujeito das frases:
a) Uma
fêmea caiu dos galhos de uma árvore e morreu na hora.
b) O
jogador está machucado.
c) O
macaco comeu todas as bananas.
d) A
professora ensinou sujeito e predicado.
e) A
Terra gira em torno do Sol.
f) Os
lavradores preparam a terra.
10- Forme frases no tempo
a-
Presente________________________________________________
b-Passado_________________________________________________
BOA
SORTE!!!!
GRUPO ESCOLAR
PROFª LÍCIA MARIA
PATERNOSTRO
ALUNO (A) ___________________________________
SÉRIE = TURMA _______ TURNO ___________
DATA _____/ ______/ ______ PROFª - BÁRBARA
PROVA -
IV UNIDADE – LÍNGUA PORTUGUESA
ESTUDO
DO TEXTO: O LEÃO E O RATO
Estava um rato prestes a ser devorado por um gato
faminto quando um leão que passava por perto, comovido com seu desespero,
espantou o gato pra longe. Refeito do susto, o ratinho agradeceu:
– Muito obrigado por salvar minha vida, majestade. O
senhor é o rei da floresta e não precisaria se incomodar com um ser tão
insignificante como eu. Mas um dia eu hei de lhe retribuir este favor.
O leão, que não havia feito aquilo pensando em
recompensa, seguiu o seu
caminho:
– Pobre ratinho, como poderia ele retribuir um favor
ao rei dos animais?
No dia seguinte, o leão estava andando distraído
quando pisou numa rede estendida para
aprisioná-lo.
Assim que pôs a pata na armadilha, a rede se fechou sobre o seu corpo.
– Ai de mim. Ficarei aqui a noite inteira até que
cheguem os caçadores e me matem sem dó nem piedade.
Eis que pela estrada vem passando o ratinho seu
amigo. Ao ver o leão naquela situação, prontificou-se no mesmo instante:
– É já que vou retribuir o favor que você me fez.
E pôs-se a roer as cordas até livrar o leão da rede
dos caçadores.
Fábulas de Esopo. Adapt. de Ivana Arruda Leite.
São Paulo: Escala Educacional. 2004.
1-ASSINALE
COM UM X AS RESPOSTAS CORRETAS
QUESTÃO 01
A
fábula recebeu esse título porque:
a)
indica que o leão é o rei dos animais.
b)
indica quem são os personagens principais.
c)
indica que o leão e o rato são os personagens secundários.
d)
nega os fatos importantes acontecidos com todos os personagens.
QUESTÃO 02
A
atitude do leão para salvar o rato demonstra:
a)
inveja do gato.
b)
piedade pelo rato.
c)
desprezo pelo rato.
d)
egoísmo por ser mais forte.
QUESTÃO 03
O
sentimento do rato em relação à atitude do leão indica:
a)
astúcia.
b)
vaidade.
c)
gratidão.
d)
liberdade.
QUESTÃO 04
O leão
foi aprisionado por causa:
a) da
sua distração.
b) da
mata fechada.
c) do
desejo de vingança do gato.
d) do
seu desconhecimento do ambiente.
QUESTÃO 05
O
ensinamento coerente com os fatos dessa fábula é:
a) O
orgulho leva à morte.
b) É
melhor confiar desconfiando.
c)
Quando a sorte muda, os fortes necessitam dos fracos.
d) Aos
poderosos, tudo se desculpa; aos miseráveis, nada se perdoa.
QUESTÃO 06
O
trecho “[...] quando pisou numa rede estendida para aprisioná-lo” comprova que
os
caçadores pretendiam:
a)
caçar o leão.
b)
ajudar o rato.
c)
testar a armadilha.
d)
caçar qualquer animal.
QUESTÃO 07
O
adjetivo pobre, empregado
no 4º parágrafo, expressa:
a)
posição social.
b)
falta de dinheiro.
c)
motivo de orgulho.
d)
digno de compaixão.
QUESTÃO 08
No
texto, a palavra que significa próximo
de acontecer é:
a)
prestes.
b)
retribuir.
c)
comovido.
d)
prontificou-se.
QUESTÃO 09
O
verbo refazer foi
empregado no texto como sinônimo de:
a)
reparar, arrumar.
b)
reorganizar, reformar.
c)
fazer de novo, corrigir.
d)
restaurar as forças, revigorar-se.
QUESTÃO 10
A fala
do leão preso na armadilha confirma que tipo de
sentimento?Explique____________________________________________________________________________________________________
1-Circule o sujeito e
grife o predicado de cada frase:
a)Os dinossauros também viveram nos
polos.
b)Nos últimos dez anos, muitos abandonaram seus sonhos.
c)Naquele momento, foram saindo disfarçadamente os culpados.
d)São inadmissíveis os crimes de guerra na França.
e)Nestes livros, muitos autores contam sua experiências pessoais.
2-
Identifique as interjeições:
a) Puxa!
Você nem olhou para mim na festa.
b)
Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c) Temos
a família reunida de novo. Viva!
d) Você
vai conseguir. Força!
3-
Escreva o que se pede:
a) Ontem,
Lucass lavou o carro.
Sujeito:_________________________________
Predicado:_______________________________
Verbo___________________________________
b) O
professor chegou agora.
Sujeito:_________________________________
Predicado:_______________________________
Verbo___________________________________
c) Mariana e
Luana chegaram cedo e saíram tarde.
Sujeito:_________________________________
Predicado:_______________________________
Verbo___________________________________
04. Complete
as frases com os sujeitos dos quadros abaixo: o texto – o tato – a
carrocinha – o celular -o rapaz e a moça – o futebol:
a)
___________ é um meio de comunicação.
b) ___________ é um dos esportes que os meninos mais
gostam de praticar.
c)
___________ é estavam namorando.
d) ___________ que você escreveu ficou excelente.
e)
___________ levou meu cachorro.
f) ___________ pode ajudar o cego a ler.
5- Complete as frases usando corretamente por
que, por quê, porque e porquê.
a) Não olhes,
________________________ é pior.
b) _______________________ você
fez isso comigo?
c) Cristina não saiu?
_______________________?
d) Não entendi o
______________________ de tanta armação.
e) Faltou à ginática
___________________ estava doente.
6--Passe as
frases para o tempo presente:
a- Eu
entrei em casa._____________________________________________________
b- Fechou
os olhos com força.______________________________________________
c- Eu ficarei aqui sozinho._________________________________________________
7- Complete o texto com os verbos do quadro:
Passou
voava está doer estava
disse hesitar viu
|
Uma vez ____ um gafanhoto sentado numa pedra cor-de-rosa, quando _____ uma borboleta
azul. Dum azul tão lindo que até faz _______ os olhos. A borboleta que ______
baixo _____ o gafanhoto sentado e triste. E _____-lhe depois de _____ um
momento, um momento pequenino:
-
Por que você ______ triste?
8- . Em que tempo está o verbo
destacado?
A- A noite soprou um vento
forte.______________
B- Ficarei
aqui sozinha com eles._____________________
C- Chegaremos amanhã bem
cedo.___________________
D- Cara-de-pau
acreditava na noite.____________________
E Eles se
acomodaram num canto.____________________
9-Forme
frases no tempo
a-
Presente________________________________________________
b-Passado_________________________________________________
c-Futuro________________________________________________
10-Passe os verbos para o futuro do
presente:
a- Amanhã viajo cedo._______________________________________
b- Os
raios do Sol aquecem a Terra.____________________________________
c- Eles
acenderam as luzes durante o dia. __________________________________
BOA SORTE!!!!
GRUPO ESCOLAR
PROFª LÍCIA MARIA
PATERNOSTRO
ALUNO
(A)
___________________________________
SÉRIE = TURMA _______ TURNO ___________
DATA _____/
______/ ______ PROFª - BÁRBARA
REORIENTAÇÃO -
IV UNIDADE – LÍNGUA PORTUGUESA
TEXTO COM INTERPRETAÇÃO :
O galo que logrou a raposa
Um velho
galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A
raposa, desapontada, murmurou consigo: “...Deixa estar, seu malandro, que já te
curo!...” E em voz alta:
-Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais.
Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os
bichos andam agora aos beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha
receber o meu abraço de paz e amor.
-Muito
bem! –exclamou o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai
ficar o mundo, limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para
abraçar a amiga raposa, mas... como lá vem vindo três cachorros, acho bom
esperá-los, para que eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou
de pôr-se a fresco, dizendo:
- Infelizmente, amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos
amigos cães. Fica para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, - esperteza e meia.
1-Em “Um velho galo matreiro, percebendo...”
– a palavra sublinhada significa:
A( )
notando
B( ) adivinhando
C( )
supondo
D( ) prevenindo
2- Em
...”percebendo a aproximação da
raposa...” – apalavra sublinhada pode ser substituída por:
A( )
proposta
B( ) intenção
C( ) voz
D( ) chegada
3- E “empoleirou-se numa arvore” – a palavra
sublinhada pode ser substituída por:
A( )
escondeu-se
B( ) subiu
C( ) pulou
D( ) encolheu-se
4- Em “a raposa, desapontada, murmurou
consigo” – a palavra sublinhada significa:
A( ) disse
em voz baixa
B( ) falou disfarçadamente
C( ) resmungou
D( ) pensou
5- Em “Muito bem! – exclamou o
galo.”- a palavra sublinhada significa:
A( )falar
em voz alta e com admiração.
B( ) falar em tom de censura.
C( ) falar demonstrando aprovação.
D( ) falar em tom autoritário.
6- Em “Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras” – a expressão sublinhada
equivale a:
A( )
entre as
B( ) apesar das
C( ) longe das
D( ) sem as
7- Em “... e tratou de por a fresco”, a expressão sublinhada quer dizer:
A( ) ir
para um lugar que não faça tanto calor.
B( ) sair para o ar livre.
C( ) ir saindo.
D( ) colocar-se a salvo.
8- Em “E raspou-se” significa:
A( ) saiu
calmamente.
B( ) saiu precipitadamente.
C( ) escondeu-se.
D( ) feriu-se.
9- Quando o galo se empoleirou na arvore, a raposa ficou:
A( )
zangada.
B( ) decepcionada.
C( )
indiferente.
D( ) contente.
10-A
respeito da atitude do galo, a raposa pensou consigo mesma – “Deixe estar, seu
malandro, que já te curo!” – Isso significa que ela pensou em quê? __________________________________________________________________________
GRMÁTICA
1) Observando a cena diga qual é a interjeição usada nessa
situação.
_____________________________________________________
2- Complete as frases abaixo com as interjeições do
quadro:
alô –
socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado
|
a)
_____________ não chova amanhã.
b)
_____________! Escola!
c)
_____________?! Quem está falando?
d)
_____________! Preciso de ajuda!
e)
_____________! Seu vira-lata sem dono!
f)
_____________! Acabei a tarefa!
3- Escreva o que se pede:
a) Você
estuda à noite?
Sujeito:________________________________________
Predicado:_____________________________________
Verbo________________________________________
b) Eles
compraram discos na discoteca.
Sujeito:________________________________________
Predicado:_____________________________________
Verbo________________________________________
c) Ontem,
Marcos trocou o carro.
Sujeito:________________________________________
Predicado:_____________________________________
Verbo________________________________________
4 - Complete as frases usando corretamente por que,
por quê, porque e porquê.
a) Não
chores, ________________________ é pior.
b)
_______________________ você fez isso comigo?
c) Viviane não caiu? _______________________?
d) Não
entendi o ______________________ de tanta malhação.
e) Faltou
à aula ___________________ estava cansado.
5-Escreva frases usando os pronomes abaixo:
a)
Nós____________________________________________________
b)
Sua Excelência___________________________________________
c)
Senhor_________________________________________________
d)
Ela____________________________________________________
e)
Tu_____________________________________________________
6- Passe as frases para o plural grife os verbos
e circule os pronomes:
a)
Meu irmão
é meu melhor amigo. _____________________
b)
Você não
pode fazer caretas para ela. _________________
c)
Por
favor, senhor, sente-se. ____________________________
d)
Eu não
poderei chegar a sua casa a tempo.____________________
7- Passe as frases para o futuro:
a) O pai chegou pouco depois da
oito.________________________________
b) O homem deixou o livro de
lado.______________________________________________
c) Celina e Marcos soltaram lágrimas de tanto
rir._________________________________
d) Eu gostei das roupas que mamãe
comprou.___________________________________
8-Faça a correspondência. Veja o
exemplo:
(a) Eu e
meu irmão
( ) encontrei um velho amigo.
(b) Ah!
Vocês
( ) já pagaste o pão?
( c )
Carlos
( ) volta hoje para casa.
(d)
Eu
( ) correrá na maratona.
(e) Meu
tio
( ) olhariam as estrelas e se apaixonariam.
(f)
Tu
( ) guiava lentamente pela avenida.
(g) O
atleta
( ) terminas esse trabalho para mim?
(h) Maíra
e
Alex
( ) confirmarão a viagem só amanhã.
(a)
conversávamos sobre cinema.
9-Passe as frases do futuro :
a) Você correu para a praia. ________________________
b) Nós partimos para outra cidade. ____________________
c) Eles procuram um novo emprego. ___________________
10- Complete as frases com os verbos nos tempos pedidos:
a) Se nós _____________ com você, mamãe sorriria. (brincar – futuro)
b) Quando eles ______________ a porta, nós cantaremos parabéns. (abrir –
futuro)
c) Nós desejamos que vocês ______________ conosco para o almoço. (ficar –
presente)
d) Elas não __________________ as balas. (dividir – pretérito))
BOA
SORTE!!!!
BOA SORTE!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário