Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

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segunda-feira, 20 de setembro de 2010

AUTOR DO DIA: CARLOS DRUMMOMD DE ANDRADE

AUTOR DO DIA: CARLOS DRUMMOMD DE ANDRADE

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.

FRASES DO AUTOR:
"Porque eu sou do tamanho daquilo que sinto, que vejo e que faço, não do tamanho que os
outros me enxergam"
Carlos Drummond de Andrade

Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição.
Carlos Drummond de Andrade
O homem vangloria-se de ter imitado o vôo das aves com uma complicação técnica que elas dispensam.
Carlos Drummond de Andrade
Entre a dor e o nada o que você escolhe.
Carlos Drummond de Andrade
Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência.Carlos Drummond de Andrade

Há muitas razões para duvidar e uma só para crer.Carlos Drummond de Andrade Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo.
Carlos Drummond de Andrade
Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer. Carlos Drummond de Andrade

Ninguém é igual a ninguém. Todo o ser humano é um estranho ímpar. Carlos Drummond de Andrade

A dor é inevitávelO sofrimento é opcional.
Carlos Drummond de Andrade

Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para amá-la. Carlos Drummond de Andrade

A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.
Carlos Drummond de Andrade

Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundos, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.
Carlos Drummond de Andrade

Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
Carlos Drummond de Andrade

Se voce sabe explicar o que sente, nao ama, pois o amor foge de todas as explicações possíveis.
Carlos Drummond de Andrade

O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar. O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar. O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar. Carlos Drummond de Andrade

A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca. Carlos Drummond de Andrade

Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.
Carlos Drummond de Andrade

Os homens distinguem-se pelo que fazem, as mulheres pelo que levam os homens a fazer.
Carlos Drummond de Andrade

As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do carácter.Carlos Drummond de Andrade O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza.
Carlos Drummond de Andrade
Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz.
Carlos Drummond de Andrade

A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio.Carlos Drummond de Andrade Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada.
Carlos Drummond de Andrade

Há campeões de tudo, inclusive de perda de campeonatos.Carlos Drummond de Andrade Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons.
Carlos Drummond de Andrade

Há homens e mulheres que fazem do casamento uma oportunidade de adultério.Carlos Drummond de Andrade A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta.
Carlos Drummond de Andrade

As academias coroam com igual zelo o talento e a ausência dele.Carlos Drummond de Andrade Quem gosta de escrever cartas para os jornais não deve ter namorada.Carlos Drummond de Andrade
Cada geração de computadores desmoraliza as antecedentes e seus criadores.
Carlos Drummond de Andrade

Apostila de Libras

Alfabeto LIBRAS ilustrado

PROJETO UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

sábado, 18 de setembro de 2010

MORFOSSÍNTAXE DA LINGUA INGLESA


MORFOSSÍNTAXE DA LINGUA INGLESA
A crescente utilização da língua inglesa como idioma universal num mundo globalizado, sua história e a forma como esse processo tem-se desenvolvido  com a revolução tecnológica proporcionada, principalmente, pela informática, deparamo-nos com a necessidade clara de o homem moderno ser inserido nesse contexto global, através de um idioma que alcance a todos, dando-lhe condições de comunicar-se de uma maneira única.
 A língua inglesa possui um sistema de inflexão muito simples, se comparado com a maioria das línguas indo-européias. Não tem gênero gramatical, pois os adjetivos são invariáveis. Há, entretanto, resquícios de flexão casual (o genitivo saxônico e pronomes oblíquos). Não há formas passivas sintéticas, mas apenas três modos: indicativo, imperativo e subjuntivo, este raramente usado.
A Morfossintaxe da Língua Inglesa  visa o estudo dos aspectos e componentes morfossintáticos da língua inglesa, com vistas ao seu uso em situações de interação comunicativa; através desta é feito o estudo das estruturas morfológicas básicas, regras de formação de palavras, morfologia verbal e nominal, constituintes morfológicos e constituintes sintáticos. Constituintes, categorias e funções sintáticas. O predicado: os verbos e o sintagma verbal. Auxiliares primários e auxiliares modais. A sentença simples e suas diferentes estruturas. Elementos sentenciais definidos sintática e semanticamente. A negação. Classificação formal das sentenças e suas funções no discurso. Na morfossintaxe da Língua Inglesa é feito o estudo das estruturas morfológicas mais complexas: Tipos de ligação oracionais. As orações coordenadas. As orações reduzidas de infinitivo, gerúndio e particípio. As orações encaixadas. As orações completivas nominais. As orações adjuntivas adverbiais.
 Sabe-se que aprendizagem de uma língua é vista como um processo de socialização em comunidades discursivas específicas. Sob esse ângulo, os educandos devem ser encorajados a participar de interação social autêntica a fim de poderem praticar situações comunicativas fora do contexto de sala de aula. Isso se torna possível através da colaboração entre alunos em tarefas e projetos autênticos ao aprenderem simultaneamente o conteúdo e a forma linguística.  
Faz-se necessário criar meios para que a interação daqueles que estão interessados em buscar alternativas de ensino-aprendizagem de línguas, vise a língua não só como um conjunto de regras gramaticais, mas sim como práticas discursivas   efetivas na aprendizagem do educando.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

·         BROWN, H. Douglas, Teaching by principles: and interactive  language pedagogy. 2nd ed. San Francisco: State University, 2001.

·         http://www.bookcouncil.org.nz/writers/foleydiane.html. Acessado em 13 de Setembro  de 2010.


·         http://www.infoescola.com/ingles/php..Acessado em 13 de Setembro de 2010.




METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA


METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA -
  Considera–se que a aprendizagem da língua estrangeira e da língua materna é um direito de todo cidadão, expresso na Lei de Diretrizes e Bases. Daí a necessidade de se  estudar as atuais práticas de ensino,  tanto na modalidade oral, quanto na escrita. Importa, ainda, utilizar–se com propriedade os variados recursos oferecidos pelas Tecnologias de Informação e Comunicação. A escrita e a leitura em língua estrangeira devem fazer parte de um processo dinâmico, com textos de diversos gêneros, em que o leitor compreende, critica e interage ativamente, considerando como base os três tipos de conhecimento: de mundo, textual e léxico–sistêmico, fundamentais para o desenvolvimento das quatro habilidades necessárias (ler, escrever, ouvir e falar) em uma aprendizagem significativa.
As propostas mais atualizadas de ensino buscam a valorização do ser humano, sua participação ativa na sociedade e na vida social: um ser humano autônomo, crítico, analítico, informado que possa compreender e conduzir adequadamente o mundo que o rodeia. Para que a motivação em aprender Inglês floresça no educando alguns educadores precisam mudar sua postura didática, desmistificando a idéia de que o Inglês é difícil de aprender; a aquisição do aprendizado do Inglês, pode ser fácil, motivador se o professor lançar mão de estratégias que possam ir ao encontro da realidade cultural de seus alunos e de uma metodologia dinâmica.
O Método Comunicativo ou Communicative Approach para o ensino de Línguas originou-se nos anos 60 na Inglaterra quando após o surgimento do mercado comum europeu as pessoas precisavam aprender a falar Inglês para que este acordo obtivesse sucesso.  Este método, segundo Richards e Rogers (1986), propõem uma abordagem da Língua através não da gramática propriamente dita, mas sim de situações cotidianas (ir ao supermercado, falar ao telefone, pedir informação no aeroporto, etc.) comuns ao universo do aluno, ou seja, o aluno pratica a Língua em situações reais de comunicação através da contextualização, construindo um significado. Portanto, o Método visa a total comunicação dos alunos através de uma variedade de atividades, com as quais se espera que se sintam seguros para expressar seus pensamentos, opiniões e sentimentos. Uma variada gama de jogos, dramatizações e exercícios baseados em situações comunicativas devem fazer parte do material a ser aplicado pelo professor de Inglês tais como: revistas, propagandas, jornais, cartazes com pessoas conversando, praticando esportes entre outras, bem como jogos de memória, quebra-cabeça, dominó, mímica, que podem contribuir para a fixação do vocabulário, de verbos, além de promover uma interação social entre professor-aluno e aluno-aluno.  
Entretanto, para que aluno adquira o conhecimento, a maneira como este é apresentado é de fundamental importância, pois o professor é o mediador desse processo. Sua interação e intervenção poderão facilitar a construção significativa do conhecimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOBRÁFICAS:
  • ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas, SP – Pontes 1993.
  • CAVALHEIRO, E. Aquisição da Língua Estrangeira: um estudo empírico sobre estratégias de comunicação. Curitiba, 2004. Dissertação (Mestrado em Lingüística) – Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná.
  • PAIVA, V. L. O. (Org.) Ensino de Língua Inglesa reflexões e Experiências. Campinas: Pontes, 1996.
  • RICHARDS, J.C. e RODGERS, Approaches and Methods in Language Teaching. England: Cambridge University Press, 1986.
  • VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.