MÓDULO PLI
UNIDADE 1
CHAVE DE
CORREÇÃO DA MODÚLO PLI.
PNLD -
Programa Nacional do Livro Didático
Programa Nacional do Livro Didático Educação de Jovens e Adultos
Programa
Nacional biblioteca na Escola
B)
Tanto
cidadania quanto gestão democrática colaboram com o professor na escolha dos
melhores livros, pois são os docentes quem conhecem o contexto escolar. O
professor em conjunto com a equipe gestora trabalham para diagnosticar as
necessidades da sala de aula e promover diferentes oportunidades com o programa
do livro.
C) As pessoas com quem obtive contato,
não conhecem o programa do livro, mas reconhecem a importância da utilização
desse material em sala de aula. Percebem que os alunos deveriam ter cuidado com
esse material que é tão caro para o bolso dos pais e a escola pública fornece
de graça.
UNIDADE
2
2 ) Em principio o instituto nacional
do livro(INL) foi criado com a função de legitimar o livro didático nacional e
incrementar a sua produção. Agora nota-se que o programa nacional do livro
didático (PNLD) tem a concepção de distribuição tem como Tonica a melhoria da
qualidade do ensino assim como a formação de leitores.
3
) Notificava-o
que a escola será atendida pela reserva técnica disponível nas secretarias de
educação estaduais e municipais, porem para que isso aconteça é necessário o
cadastramento imediato da unidade de ensino no senso escolar. Depois acessar o
site do INEP, escolher a opção cadastramento dinâmico e registrar a escola
recém-criada a qualquer momento. Dai não haverá mais surpresa e nem com que se
preocupar.
4)
O processo da escolha dos livros didáticos é feito
em um único dia, onde os mesmos são avaliados pelos professores, de acordo com
o processo que tomamos conhecimento.
Não há comprometimento da escola/professores em fazer avaliação dos livros
utilizados durante o ano letivo, para a próxima escolha; bem como não há
interesse igual pela 2ª opção, que agora sabemos se fazer necessária, pois nem
sempre é possível a aquisição da 1ª opção.
5)
A
Escola visitada possui um acervo bibliotecário
pequeno porém os alunos utilizam os dicionário em sala de
aula quando necessário com a orientação dos professores. Sugestões para melhorias, levar os
alunos a biblioteca divididos em pequenos grupos
A
Escola visitada não possui um acervo bibliotecário
pequeno porém os alunos utilizam os dicionário em sala de
aula quando necessário com a orientação dos professores. Sugestões para melhorias, levar os
alunos a biblioteca divididos em pequenos grupos ,
6)
Escola pesquisada recebe alunos com deficiência
visual e são atendidos normalmente em sala de aula , mais em outro horário as
crianças são atendidas por um profissional da educação
Capacitado para atender essa crianças com
deficiências que os alfabetiza utilizando material didático em Braille,
fornecido a escola .
O trabalho de leitura com esses alunos é realizado de acordo com sua fase de
aprendizagem,da mesma forma como com os alunos videntes. Para ampliar o
processo de leitura.
7) . As escolas visitadas não possuem biblioteca
apenas possuem um pequeno acervo que deixa a desejar
pois não seria o suficiente para atender a
toda clientela da escola. Em
conversa, percebeu-se que existe sim algumas obras paradidáticas importantes, porém, estas ficam a
disposição do educando em “cantinhos”
reservados para a leitura.
Ainda assim faz-se necessário mais incentivo para
os alunos tenham gosto pela leitura e passe a utilizar mais o
acervo .
UNIDADE 3
8) B)
Para acontecer este
concurso, bimestralmente e necessário realizar o dia da família na escola
, para junto família e escola possam
constituir uma comissão julgadora para avaliar os livros dos
alunos que foram apresentados a comissão em melhor estado , e assim
Mostrar
toda a comunidade escolar o valor do livro didático, que é indispensável
a sua conservação para melhor ser utilizado
durante três anos.
9)
•
elaborar, em conjunto com o FNDE, os editais de convocação para avaliação e seleção
de obras para o Programa;
•
promover a pré-análise e a avaliação pedagógica dos
livros
didáticos e demais materiais inscritos para o Programa;
•
analisar e aprovar o projeto apresentado pelas instituições para realizar a
avaliação pedagógica das obras
inscritas
no Programa, bem como atestar acerca da
execução
do respectivo objeto;
•
elaborar o guia de livros didáticos para a escolha das
obras
aprovadas na avaliação pedagógica;
•
acompanhar o processo de escolha dos livros didáticos do Programa;
•
planejar e desenvolver ações objetivando a melhoria
do
processo de escolha dos livros didáticos pelas escolas e a participação dos
professores;
• avaliar
a eficiência do Programa nas questões que envolvem os aspectos pedagógicos; e
• propor,
implantar e implementar ações que possam
contribuir
para a melhoria da execução do Programa;
10 = Gabarito
1. FNDE;
2. Falta de livro didático;
3. SISCORT;
4. Reserva Técnica;
5. Censo Escolar;
6. Internet;
7. Distribuição;
8. Segundo Bimestre;
9. Biblioteca Escolar;
10. Redução dos Custos;
11. Inscrição;
12. Consultar;
13. Cadastrar;
14. Professores;
15. Escolha;
16. Login e Senha;
17. Livros Didáticos;
18. Carta Azul;
19. Controle Social;
20. Remanejamentos.
11
As
inovações tecnológicas estão
alterando os padrões de relacionamento dos setores públicos, principalmente na educação. A eficiência dos procedimentos
neste setor cresceu visivelmente,
possibilitando assim maior efetividade das políticas públicas educacionais, as
quais não se restringem ao relacionamento superficial do governo com esse público. Até mesmo
o remanejamento de livros entre escolas hoje em dia é feito online .
Por
fim a modernização administrativa
proporciona um contato mais eficaz entre escolas e o FNDE, facilitando assim todo
o andamento educacional do país.
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