Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

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terça-feira, 3 de setembro de 2013

Plano para os primeios dias de aula


Escola:
Data:
Professor(a):Barbara Diniz
Ano:2013
 
O primeiro dia de aula tem um significado especial para educadores, alunos e pais. Não é apenas mais um ano letivo que se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas, compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa convivência. Acolher bem é essencial para conquistar a confiança dos pequenos. Cada atividade deve ser planejada com antecedência e visar não só a integração, mas a adaptação e o resgate de valores. "Prepare o ambiente com materiais pedagógicos, organize uma roda para que todos possam se olhar e sugira brincadeiras de socialização. Ressalte o valor do reencontro por meio de histórias que abordem a amizade", recomenda Maria Beatriz Ortiz Solera, coordenadora pedagógica e educacional. Enquanto o pessoal se "enturma", o professor pode mencionar a importância do respeito e da cooperação. "Não é aconselhável impor as regras, o melhor é explicá-las. Seja claro e objetivo para que todos entendam, lembrem e cumpram ao longo do ano".
 
PLANO DE AULA (para  a 1ª semana de aula)
 
OBJETIVOS:
O aluno será capaz de:
· Sentir-se acolhido e bem-vindo ao ambiente escolar
· Conhecer e interagir-se com seus colegas e o(a) professor(a)
· Conhecer os espaços físicos da escola
 
CONTEÚDOS:


· Apresentação da professora e dos alunos
· Dinâmica do nome
· Crachás com nomes
· Brincadeira de roda


 
PROCEDIMENTOS:
· Ler ou dizer uma mensagem de boas-vindas aos alunos.
· Apresentação de todos os alunos e do(a) professor(a).
· Distribuir os crachás com nomes ou cada aluno confecciona o seu crachá.
· Propor a dinâmica de grupo: Em círculo os participantes vão um a um ao centro da roda falam seu nome juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
· Visita as dependências da escola
· Atividade: brincadeira de roda
· Distribuição de cartão de boas-vindas ou de lembrancinha.
 
RECURSOS:
· cartaz de boas-vindas
· crachás
· cartões ou lembrancinhas
 
AVALIAÇÃO:
Observação e registro do professor quanto à adaptação ao ambiente escolar e participação dos alunos nas atividades.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Volta às Aulas (1º ao 5º ano)
Atividades para integrar, estabelecer regras de convivência, ressaltar o valor da amizade, valorizar a cooperação, o respeito e a ética no cotidiano escolar
 
Objetivos:
§ Promover a integração e adaptação dos alunos
§ Estabelecer regras que deverão ser seguidas ao longo do ano letivo
§ Resgatar valores importantes como respeito e solidariedade
§ Abordar a ética no cotidiano escolar
§ Reforçar a importância da cooperação e da amizade
Faixa Etária: 1º ao 5º ano
 
Primeiro dia de aula
Essas atividades foram preparadas pelo Colégio Augusto Laranja e visam reforçar a integração:
Vamos brincar de massinha? (1º e 2º ano)

1. Divida
os alunos em duplas e distribua massas de modelar.
2. Peça que criem objetos que serão usados ao longo do ano. Exemplo: lápis, caneta, caderno.
3. Promova a apresentação dos trabalhos e a troca de ideias.
 
Troca de presentes (1º ao 3º ano)
1. Distribua papel, lápis de cor e canetinhas aos alunos.
2. Solicite que façam um desenho para retratar a importância da amizade.
3. Explique que cada desenho se transformará em um presente para o colega que acabou de conhecer.
4. Promova a troca de desenhos e aborde a importância de fazer novas amizades.
 
Pintura coletiva (4º e 5º ano)
1. Providencie tintas atóxicas, pincéis, rolinhos e papel de parede branco.
2. Reserve um espaço na sala ou no pátio para aplicar o papel de parede.
3.Sugira a pintura coletiva do painel de acordo com um tema. Exemplo: O que esperam de 2013?
Reforçando a amizade
Dinâmica do pirulito (3º e 4º ano)

1. Providencie pirulitos em número suficiente para os alunos.
2. Peça que segurem o doce com a mão direita e mantenham o braço esticado.
3. Sinalize para que abram o pirulito, mas alerte que não será permitido mover o braço direito.
4.Após diversas tentativas, mostre que só é possível abrir com a ajuda do colega e que ele também terá que fazer o mesmo para ajudar o outro.
Dica esperta!
Essa atividade poderá ser retomada ao longo do ano letivo, de forma que os alunos possam verificar se alcançaram seus sonhos para 2011.
 
 
Autorretrato (4º e 5º ano)

1. Distribua para cada aluno uma bexiga e peça que encham.
2. Em seguida, entregue canetinhas coloridas e solicite que cada um desenhe o seu rosto na bexiga.
3. Após concluir o desenho, os alunos deverão jogar a bexiga para cima.
4. Dê um sinal para que cada aluno pegue no ar a bexiga de um colega.
5. Faça uma roda e solicite que cada aluno adivinhe de quem é o autorretrato.
6. Caso não acerte, o aluno que desenhou deverá se apresentar, falar seu nome e dar um abraço no colega.
7. Dê continuidade até que todos se apresentem.
Convivência
Acompanhe as atividades do Colégio Escrevivendo para diferenciar a ordem e o caos, valorizar a cooperação e compartilhar sonhos.
Árvore dos sonhos (1º ao 5º ano)

1. Em um papel pardo ou cartolina represente uma árvore. Você poderá afixála em um painel em sala de aula ou no pátio.
2. Na parte superior da árvore, escreva uma pergunta. Exemplo: Como você gostaria que fosse 2011?
3. Distribua um papel com o molde de uma folha de árvore.
4. Peça para que escrevam o que esperam de melhor para o ano letivo. Exemplos: amizades sinceras, boas notas etc.
5. As crianças deverão afixar suas folhas com os desejos na árvore.
 
Dica esperta!
A árvore pode ganhar uma versão de mapa e envolver mais turmas. Basta afixar no pátio e sugerir a construção de bonequinhos, que ficarão localizados em diferentes pontos do mapa, formando uma grande corrente.
Da ordem ao caos (4º e 5º ano)

1. Combine com a turma que, quando você bater palmas, todos deverão parar imediatamente as atividades solicitadas.
2. Peça que cantem ao mesmo tempo uma música para o companheiro ao lado.
3. Bata palmas e sugira nova atividade: que todos cantem ao mesmo tempo uma música para o grupo.
4. Bata palmas novamente e escolha um aluno para cantar para a classe.
5. Mostre para as crianças as diferenças entre a ordem e o caos. Enquanto todos cantavam ao mesmo tempo, ninguém se entendia e a situação gerou desconforto. Já quando apenas um aluno cantou e os demais pararam para escutar, a ordem foi estabelecida.
 
 
Dica esperta!
Levante outras situações nas quais a ordem é essencial e estabeleça com os alunos as regras de convivência. Explique que quando desrespeitamos o próximo deixamos a organização de lado e estamos perto do caos.
Respeito ao próximo
Essa atividade   e  sugere que professores e alunos construam juntos um contrato pedagógico para estabelecer regras de convivência.
Contrato pedagógico
1. Reúna a turma e questione sobre boa convivência, respeito, expectativas para o ano letivo etc.
2. Estimule a reflexão e a troca de ideias. A partir das respostas, construa um contrato, que será revisto e reestruturado
 
 
 
 
 
 
 
 
PLANO DE AULA
- Volta às aulas: as férias de cada um!
Preparação para a atividade:
No dia anterior às férias (ou num feriado, ou final de semana), a professora convidará os alunos a construir um saquinho de lembranças das férias.
No lado de fora do envelope ou saquinho de papel pardo, a professora poderá colocar o título, a fim de que os alunos pintem e enfeitem como quiser.
 
Nesse saquinho, os alunos irão colocar objetos que possam ajudá-los a recordar dos momentos vividos. Esses objetos podem ser: tickets de cinema, pauzinhos de picolé, papéis de bala, conchinhas (se tiverem ido à praia), caixinhas de lanches, folders de teatros, fotos, pedrinhas por onde passaram, dentre outros.
1ª aula
Ao retornar das férias, os alunos irão apresentar os objetos que colecionaram. Esses objetos ajudarão a recordar, facilitando a linguagem oral e a exposição, além de tornar concreta a apresentação que será feita.
Todos os alunos deverão se posicionar. Esse é um momento de escuta muito importante e a professora deverá garantir que todos os alunos se expressem e que possam ser ouvidos. Dependendo do número de alunos na sala de aula, essa apresentação poderá durar cerca de cinquenta minutos.
Professora: Ouvir e ser ouvido é uma regra de boa convivência que precisa ser trabalhada desde cedo na escola, preparando os alunos para a sua convivência em outros espaços que não só o escolar. Além disso, é um tipo de atividade que os alunos adoram, sentem-se muito motivados a participar e a mostrar para os colegas o que conseguiram colecionar no período de tempo determinado.
Atividade relacionada à Matemática
Muitos objetos trazidos pelos alunos poderão aparecer várias vezes, como os tickets de cinema, os palitos de picolé, as pedrinhas.
Pedir aos alunos que coloquem em cima de suas mesas todos os objetos que trouxeram como lembrança. Fazer um levantamento dos objetos que apareceram mais de uma vez e montar um gráfico com esses dados. Fazer o gráfico no quadro e cada aluno irá colorir um quadradinho cada vez que aparecer o objeto em destaque.
Ao terminar o levantamento, os alunos poderão registrar no caderno o numeral correspondente aos objetos que serviram como lembrança. Por exemplo:
Lembranças das férias
2ª aula
É bom que a aula seja geminada, a fim de que a atividade não fique para o dia seguinte, mas seja feita logo após a apresentação dos alunos.
Dessa forma, após a apresentação de cada criança, a professora convidará os alunos a fazer o registro escrito sobre suas férias.
A professora poderá orientar a escrita através de uma Agenda de Produção de Textos a ser escrita no quadro. A professora anotará no quadro algumas perguntas que poderão ajudar os alunos na produção escrita:
a) Onde aconteceram suas férias?
b) Quanto tempo durou?
c) Com quem você passou suas férias?
d) Em que lugares você foi?
e) Que lembranças você trouxe desse período de descanso?
f) Você gostou de suas férias? Por quê?
Essas perguntas servirão para orientar os alunos. Eles irão produzir o texto e a professora esclarecerá que não é questionário de perguntas e respostas, mas dicas que não poderão faltar em seu texto. Outras informações poderão ser acrescentadas, caso os alunos queiram enriquecer o seu texto escrito.
Após a escrita do texto, os alunos que desejarem poderão ler o texto produzido para os colegas.
A professora recolherá o texto para fazer a correção.
3° aula:
No dia seguinte ao da produção, a professora convidará os alunos a montar um livrinho a partir de sua vivência das férias.
Cada criança receberá seu texto corrigido e folhas de papel A4 cortadas ao meio. Nessas folhinhas, ela irá registrar a história por partes e irá ilustrar. Ela poderá fazer a colagem dos objetos que trouxe na 1ª aula, enriquecendo sua história.
Os livros poderão ficar no cantinho da leitura e os alunos poderão ter acesso ao livro de cada colega para ler suas histórias.
 
 
PRIMEIRO DIA DE AULA - TEMA: A ESCOLA
 
·         BOAS VINDAS
·         LEITURA COMPARTILHADA: A escola de Paulo Freire
·         Socialização
·         PEDIR PARA OS ALUNOS REPRESENTAREM A ESCOLA COMO ELA ERA. Socializar no Grande Grupo ( Representar através de desenhos/produção textual)
·         PROMOVER UM PASSEIO PELA ESCOLA PARA (RE)CONHECER AS DEPENDÊNCIAS E OS FUNCIONÁRIOS.
·         REPRESENTAR A ESCOLA (produzir um texto coletivo);
·         MONTAR CARTAZ:
O QUE VOCÊ MAIS GOSTA NAESCOLA?
O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE MUDAR (MELHORAR) NA ESCOLA?
·         CANTAR CANCÕES SOBRE A ESCOLA
·         BRINCADEIRAS COM BALÃO. (o nome e as cores...)
CANTINHO LÚDICO
·         JOGOS VARIADOS... (Preparar um cantinho agradável na sala de aula para desenvolver essas atividades.)
Escola é...                                              Paulo Freire
 


O lugar onde se faz amigos
Não se trata só de prédios, salas, quartos,
Programas, horários, conceitos.
Escola é, sobretudo, gente,
Gente que trabalha que estuda,
Que alegra, se conhece se estima.
O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente.
Cada funcionário é gente,
E a Escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um Se comportar como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada por todos os lados”.
Nada de conviver com pessoas e depois descobrir que não tem amizade de ninguém.
Nada de ser como um tijolo, que forma a parede indiferente, frio, só.
Importante na Escola não é só estudar, não é só trabalhar.
É também criar laços de amizade e criar em cada ambiente de camaradagem.
É conviver É se “amarrar nela”!
Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil
Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos educar-se, ser feliz.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PLANO DIÁRIO
 
SEGUNDO DIA DE AULA
 
TEMA: CAPRICHO COM O MATERIAL
·         BOAS VINDAS
·         ENTREGA DO MATERIAL ESCOLAR (palestra sobre os cuidados com o material escolar)
·         VIDEO: (Cuidados com o meio ambiente)
·         Socialização do vídeo
·         LEITURA COMPARTILHADA: O Caderno ( Ricardo Azevedo)
·         A IMPORTÂNCIA DO CADERNO: Canção CADERNO com Pe Fábio de Melo;
·         MONTAR CARTAZ: Com Frases...
 
CANTINHO DA LEITURA
(Preparar um lugar especial da sala com tapete, mensagens de boas vindas, muitos livros e clássicos infantis);
PROMOVER BRINCADEIRAS/FESTIVAL DE BALINHAS
 
TEXTO


O CADERNO
CABE TUDO NUM CADERNO:
CABE O DESENHO DO MUNDO,
CABE O CÉU CHEIO DE ESTRELAS,
CABEM AS CIDADES E AS RUAS,
CABEM AS FLORES DO JARDIM,
CABE DESENHO DE BICHO,
CABE, SIM, LETRA DE MÚSICA,
CABE MINHA ASSINATURA,
CABE VINTE TELEFONES,
CABE RECADO PARA AMIGO,
CABE FOTO DE CANTOR,
CABE SELO E FIGURINHA,
CABE O EMBLEMA DO TIME,
DESENHO DE CORAÇÃO
E ATÉ SOBRA UM CANTINHO
PRA FAZER MINHA LIÇÃO.

Titulo do livro: Meu material escolar
Autor: Ricardo Azevedo
Editora: quinteto editorial.

 
 
 
 
 
 
O Caderno
Pe Fábio de Melo
Composição: Toquinho / Mutinho
Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco Até o be-a-bá.
Em todos os desenhos Coloridos vou estar
A casa, a montanha.
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel...
Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas Bimestrais,
você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel...
Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo Se você quiser
Quando surgirem Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel...
O que está escrito em mim Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer...
Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça Num canto qualquer...(2x)


 
 
 
 
 
 
 
PLANO DIÁRIO
TERCEIRO DIA DE AULA
TEMA: O NOME PRÓPRIO (IDENTIDADE)
·         BOAS VINDAS
·         DINÂMICA DE GRUPO: O GAROTINHO CHAMADO AMOR
·         PROMOVER CONVERSAÇÃO
·         A IMPORTÂNCIA DO NOME PRÓPRIO
LEITURA COMPARTILHADA: Poesia: EU Autor: Célia Passos / Zeneide Silva ( Pedir para as crianças representarem através de desenhos o que eles compreenderam da poesia, promover conversação)
·         CONFECÇÃO DE CRACHÁS;
·         PAINEL: AJUDANTE DO DIA;( um envelope contendo todos os nomes dos alunos para realizar sorteio a cada dia; O aluno sorteado será nomeado o ajudante do dia, que auxiliará o professor em algumas necessidades.)
·         ANIVERSARIANTES DO MÊS;(a cada mês separar os aniversariantes,e expor seus nomes no painel de aniversários.)
·         QUADRO DAS ESTRELAS ( o objetivo do quadro das estrelas é incentivar as crianças a participarem ativamente das aulas, realizando uma avaliação não diária mas constante de cada aluno,premiando-os a cada bimestre a quem ganhar mais estrelas,observando o comportamento, assiduidade e compromisso com as atividades escolares.O quadro das estrelas é construído com o nome da turminha deixando um espaço para anexar as estrelinhas a cada conquista.)
 
PROMOVER FESTIVAL DE CHOCOLATES
 
TEXTOS
 
“O GAROTINHO CHAMADO AMOR”
 
Era uma vez, um garotinho chamado Amor.
Amor sonhava sempre com a Paz. Um certo, dia sonhou quem a vida dó teria sentido quando ele descobrisse a Paz e foi justamente nesse dia que Amor saiu a procura da Paz.
Chegando a Escola , onde estudava , encontrou seus amigos que tinham um Sorriso nos lábios e foi nesse momento que a Paz começou a perceber que o Sorriso dos amigos transmitia muita Paz pois, sentiu ainda que Paz existe no interior de cada um de nós basta sorrir.
E nesse momento com seu pensamento voando a turma gritou bem forte: Amor, Amor, Amor você encontrou a Paz que procurava.
Amor respondeu com muita Garra: sim encontrei a Paz, o Sorriso e a Garra para junto de nós um Sorriso bonito e sejam bem-vindos.
 
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Poesia: EU
Eu sinto, eu vejo, eu ouço! Vejo o céu, o sol, as plantas, o mar. Vejo o papai, a mamãe, meus irmãos, meu lar. Vejo tudo com meus olhos. Só preciso olhar.
Ouço o vento, crianças a brincar. Ouço o canto dos pássaros, o ir-e-vir. Ouço todos os ruídos. Como é bom ouvir!
Sinto o perfume das flores no jardim, Todos os odores só redor de mim. Basta cheirar, aspirar, assim! Sinto o gosto do salgado, da mistura, Dos doces, das frutas, que doçura! Provar, comer, que gostosura!
Minhas mãos sentem o que tocam. Minhas pernas me levam onde eu quero. Tenho boa cabeça pra pensar. E um coração pronto para amar.
Sou um ser,sou feliz!
Obrigado, meu Deus, por mim fazer assim!
Autor: Célia Passos / Zeneide Silva
 
Eu sou:_________________________________________
 
PLANO DIÁRIO
 
QUARTO DIA DE AULA
 
TEMA: REGRAS DE CONVIVÊNCIA
· BOAS VINDAS
· DINAMICA
· LEITURA COMPARTILHADA: BOAS MANEIRAS (socialização: o poema será aproveitado de modo que leve a turma a refletir sobre algumas questões de boas maneiras, como: cumprimentar, despedir, agradecer, pedir licença, dizer, por favor, desculpar-se, ser gentil, elogiar quando necessário.).
· JOGO: CERTO OU ERRADO
· PAINEL: REGRAS DE CONVIVÊNCIA (gravuras e frases)
· MÚSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
(Eliana)
· INCENTIVAR O USO DAS PALAVRINHAS MÁGICAS.
· CANTICO DANÇA E CONVERSAÇÃO.
· ATIVIDADES: BONS HÁBITOS
ENTREGA DE PIPOCAS
 
TEXTOS:
BOAS MANEIRAS
 


Nossos pais sempre ensinaram,
Que devemos nos comportar,
E ser crianças educadas,
Para elogios ganhar.
Bom dia! Boa tarde!
Devemos sempre falar
Aos professores e colegas
         E a todos em qualquer lugar!
Obrigado! Por favor!
Vamos sempre dizer.
Para que todas as pessoas
Venha a nos favorecer.


Graça Batituci
MUSICA: ALGUMAS PALAVRINHAS SÃO MÁGICAS
CANTORA: ELIANA
 


Algumas palavrinhas são mágicas
E ajudam a gente a viver melhor
Por favor, muito obrigado
Com licença, tudo bem?
Pode passar
Eu te amo, brinca comigo?
Como vai meu amigo?
Aquele abraço!
*Bom dia, boa tarde, boa noite
a bença mãe,a bença pai
Bom dia, boa tarde, boa noite
Viver assim é bom demais
*Essas palavrinhas mágicas
Palavras mágicas são assim
Têm um poder maior
Que abracadabra e sinsalabim
Assim, assim
*Se alguém fizer o nosso bem
Muito obrigado, muito obrigado
Se alguém quiser pedir pra alguém
Diz por favor, diz por favor, diz por favor
Então é bom acreditar
A vida é bem melhor se a gente tem
O quê?


 
 
 
 
JOGO DO CERTO OU ERRADO?
Avaliar juntamente com os alunos algumas atitudes dentro da Escola:
1.           Cumprimentar os colegas e o professor;
2.           Chegar atrasado as aulas;
3.           Chegar às aulas na hora certa;
4.           Empurrar os coleguinhas;
5.           Pedir licença para passar, quando o colega estiver à sua frente;
6.           Conversar com o coleguinha durante as aulas;
7.           Fazer a tarefa de casa com capricho;
8.           Brigar com os colegas;
9.           Cuspir no chão;
10.    Guardar os objetos escolares com capricho;
11.    Rabiscar as paredes e carteiras;
12.    Jogar lixo ou resto de merenda no chão.
 
 
PLANO DIÁRIO
QUINTO DIA
 
TEMA: BONS HÁBITOS NA ESCOLA
 
·         BOAS VINDAS
·         EXIBIÇÃO DO DVD “MUSICA”: PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
·         CONVERSAÇÃO...
·         ATIVIDADES PARA COMPLETAR (cruzadinha: silêncio, licença, por favor, desculpas, agradecer, lavar as mãos, rabiscar, lixeira...)
·         FALAR SOBRE ALGUMAS CONVENÇÕES SOCIAIS JÁ APRESENTADAS A TURMINHA.
·         BATE PAPO COM OS ALUNOS SOBRE COMO ELES PODEM PARTICIPAR DAS AULAS ATIVAMENTE. DEIXAR QUE FALEM O QUE PENSAM.
TEXTO:


PALAVRINHAS MÁGICAS (XUXA)
Quando a gente
Gosta de alguém
E tem um amigo
Que a gente quer bem
Sempre é bom abraçar
Sempre é bom
Dividir e brincar

Quando a gente
Quer agradecer
Ou se desculpar
Por algo errado
Que fez
Sempre é bom falar
As palavras mágicas

Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas

Quando a gente
Pede pra alguém
Algo emprestado
Que a gente não tem
Sempre é bom falar
As palavras mágicas

 


 
 
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas

Por favor
Escute então
A minha mensagem
Pro seu coração
Com licença
Eu quero dizer
Obrigada por tudo
Eu amo você

Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Quatro palavras
Palavrinhas mágicas
Desculpa, por favor
Com licença e obrigado
Nunca esqueça
Palavrinhas mágicas
 
 
 
 


Tempo estimado  -  Uma aula.
Tematização Você deve realizar a primeira sondagem no início do período letivo e, depois, ao fim de cada bimestre, mantendo um registro criterioso do processo de evolução das hipóteses de escrita das crianças. Ao mesmo tempo, é fundamental uma observação cotidiana e atenta do percurso dos alunos. Confira um exemplo de tabela para organizar o mapa de hipóteses dos alunos da turma.

Introdução Nos primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as necessidades de aprendizagem.


Tematização
Por que devemos fazer o diagnóstico inicial das hipóteses de escrita dos alunos? Além de objetivos práticos como a organização de parcerias produtivas de trabalho e o acompanhamento da evolução dos alunos, a realização da sondagem pressupõe um respeito intelectual do professor em relação ao conhecimento do aluno. Significa assumir que os alunos pensam sobre a língua escrita - formulando hipóteses sobre o seu funcionamento - e que é primordial para o desenvolvimento de um bom trabalho conhecer detalhadamente o que eles pensam sobre o sistema alfabético.
Objetivo
Escrever uma lista de palavras e uma frase, ditadas pelo professor, colocando em jogo todos os conhecimentos disponíveis

Tematização
A sondagem não é um momento para ensinar conteúdos e sim para o aluno mostrar ao professor o que pensa sobre o sistema alfabético de escrita. Portanto, o único objetivo dessa atividade é fazer com que os alunos escrevam da maneira como acreditam que as palavras devem ser escritas.

Material necessário
Papel e lápis.

Desenvolvimento
Atividade deve ser feita individualmente. Chame um aluno por vez e explique que ele deve tentar escrever algumas palavras e uma frase que você vai ditar. Escolha palavras do mesmo campo semântico, como por exemplo: lista das comidas de uma festa de aniversário, frutas, animais etc.

O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba. Ao ditar, NÃO marque a separação das sílabas, pronunciando normalmente as palavras. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente.

Tematização
A escolha das palavras do ditado deve ser muito cuidadosa. Evite palavras que tenham vogais repetidas em sílabas próximas, como ABACAXI, por exemplo, por causar um grande conflito para as crianças que estão entrando no Ensino Fundamental, cuja hipótese de escrita talvez faça com que creiam ser impossível escrever algo com duas ou mais letras iguais. Por exemplo: um aluno com hipótese silábica com valor sonoro convencional, que utiliza vogais, precisaria escrever AAAI. Os monossílabos ficam para o fim do ditado. Esse cuidado deve ser tomado porque, no caso de as crianças escreverem segundo a hipótese do número mínimo de letras, poderão se recusar a escrever se tiverem de começar por ele.
Confira 3 sugestões de grupos de palavras e frases para o ditado:
Sugestão 1



CENTOPÉIA
JOANINHA
FORMIGA
MINHOCA
ABELHA
LESMA
GRILO


A FORMIGA MORA NO JARDIM.
Sugestão 2



MUSSARELA
ESCAROLA
TOMATE
PALMITO
PRESUNTO
ALHO
ATUM



COMEMOS PIZZA DE MUSSARELA COM TOMATE.
Sugestão 3



REFRIGERANTE
MORTADELA
PRESUNTO
MANTEIGA
QUEIJO
SUCO



PÃO
NO LANCHE DE HOJE TEREMOS PÃO COM MORTADELA.
Fique atento às reações dos alunos enquanto escrevem e anote o que eles falam, sobretudo de forma espontânea, isso pode ajudar a perceber quais as ideias deles sobre o sistema de escrita.
A cada palavra ditada, peça para que o aluno leia em voz alta o que acabou de escrever.

Tematização
É imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu. Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita, durante a leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não relações entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e o escrito - ou se lê aleatoriamente.
Anote em uma folha à parte como o aluno faz a leitura, se aponta com o dedo cada uma das letras, se lê sem se deter em cada uma das partes, se associa aquilo que fala à escrita, em que sentido faz a leitura etc.
Avaliação - Finalmente, analise qual hipótese de escrita o aluno demonstrou na atividade.  Hipóteses de escrita mais comuns:
Pré-silábica, sem variações quantitativas ou qualitativas dentro da palavra e entre as palavras. O aluno diferencia desenhos (que não podem ser lidos) de "escritos" (que podem ser lidos), mesmo que sejam compostos por grafismos, símbolos ou letras. A leitura que realiza do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra, mas não entre as palavras. A leitura do escrito é sempre global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
Pré-silábica com exigência mínima de letras ou símbolos, com variação de caracteres dentro da palavra e entre as palavras (variação qualitativa intrafigural e interfigural). Neste nível, o aluno considera que coisas diferentes devem ser escritas de forma diferente. A leitura do escrito continua global, com o dedo deslizando por todo o registro escrito.
Silábica com letras não pertinentes ou sem valor sonoro convencional. Cada letra ou símbolo corresponde a uma sílaba falada, mas o que se escreve ainda não tem correspondência com o som convencional daquela sílaba. A leitura é silabada.
Silábica com vogais pertinentes ou com valor sonoro convencional de vogais. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela vogal. A leitura é silabada.
Silábica com consoantes pertinentes ou com valor sonoro convencional de consoantes. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada pela consoante. A leitura é silabada.
Silábica com vogais e consoantes pertinentes. Cada letra corresponde a uma sílaba falada e o que se escreve tem correspondência com o som convencional daquela sílaba, representada ora pela vogal, ora pela consoante. A leitura é silabada.
Silábico-alfabética. Este nível marca a transição do aluno da hipótese silábica para a hipótese alfabética. Ora ela escreve atribuindo a cada sílaba uma letra, ora representando as unidades sonoras menores, os fonemas.
Alfabética inicial. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba. Agora, falta-lhe dominar as convenções ortográficas.
Alfabética. Neste estágio, o aluno já compreendeu o sistema de escrita, entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro menor do que a sílaba e também domina as convenções ortográfica.


 

 

OBJETIVO - Conhecer em que nível estão os alunos.

PAUTA DO DIA

·         Oração

·         Músicas , dinâmicas( a sua escolha )

·         Leitura compartilhada ( escolha de uma história , para vc ler aos alunos)

·         Escrita do alfabeto e pintar as letras do nome

·         Ilustrar a sala de aula e os objetos colocando seus respectivos nomes

·         Escrita dos números

·         Confeccionar a carteira de identidade

ATIVIDADES

1.       Escreva o alfabeto maiúsculo e minúsculo

2.      Pinte as letras que formam o seu nome

3.      Escreva quantas letras tem o alfabeto .

4.      Qual é a primeira letra do alfabeto?

5.      E qual é a décima letra do alfabeto?

6.      Qual é a última letra do nosso alfabeto?

7.      Desenhe sua sala de aula e os objetos que ela tem:

8.      Escreva o nome dos números :

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4 comentários:

  1. AMEI SEU BLOG!
    ESTOU FAZENDO UM BOM TRABALHO COM SUA AJUDA,BJS! TE ADMIRO!

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  2. AMEI SEU BLOG!
    ESTOU FAZENDO UM BOM TRABALHO COM SUA AJUDA,BJS! TE ADMIRO!

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  3. Parabéns pelo Blog, tens me ajudado muitooo... Indiquei para minhas amigas. Esta show, mantenha... Sucesso!!

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