Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

IN:http://blog.cancaonova.com/zezinho/?cat=851


MY E-MAIL

terça-feira, 3 de setembro de 2013


Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Explorar o significado de algumas palavras da letra do hino nacional.
Explorar alguns aspectos do sentido da letra do hino.
Explorar os contextos sociais nos quais o hino é utilizado.
Cantar o hino.
Duração das atividades - 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Exploração de significados de palavras; saber a ordem alfabética.
Habilidade com o uso do dicionário.
Estratégias e recursos da aula
Recursos da aula: Áudio do Hino Nacional ( Domínio Público)
Som ou computador
Folha com a letra do hino nacional.
Dicionários.
 Professor inicie a aula conversando com os alunos sobre o Hino Nacional Brasileiro. Pergunte: Vocês conhecem o hino nacional? Vocês sabem cantar o hino nacional? Vocês entendem o hino? Em quais situações é tocado o hino? Peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre a origem do hino para próxima aula.
Informação retirada do site:http://www.suapesquisa.com/religiaosociais/hino_nacional_brasileiro.htm
Caro professor, apresente aos alunos o hino nacional ouvindo-o em aparelho próprio ou acesse o link com o áudio do Hino Nacional. Distribua a letra do Hino Nacional para os alunos e toque novamente o hino, para que eles acompanhem a letra. (veja modelo abaixo)


              HINO NACIONAL BRASILEIRO


I PARTE


OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!
Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!
II PARTE
DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".
Ó PÁTRIA AMADA....
 BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.
TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!


 
 
 
 
Atividade 2 – Mural com as pesquisas sobre o hino
Professor organize a sala em círculo para discussão sobre as pesquisas trazidas pelos alunos.
É importante que os alunos falem o resultado da pesquisa. O que eles aprenderam?Por que a linguagem é formal? Quando foi escrito o hino?
Monte um mural e afixe as pesquisas. Sugira aos alunos que façam a leitura das pesquisas dos colegas.

Atividade 3- Dicionário: Procurando o significado das palavras desconhecidas
Professor organize a sala em duplas. Antes de iniciar o trabalho com o dicionário explique o significado das palavras Ipiranga (Rio onde às margens D.PedroI proclamou a Independência do Brasil) e Cruzeiro (Constelação do Cruzeiro do Sul), depois realize as seguintes etapas:
Peça aos alunos que circulem as palavras que eles não conhecem que estão presentes no Hino Nacional.
Professor, finalizado esta etapa vá ao quadro/lousa e escreva as palavras circuladas pelos alunos. Peça aos alunos que escrevam as palavras no caderno e depois organize-as em ordem alfabética, pois facilitará o e ncontro das palavras no dicionário.
Agora professor, avalie com seus alunos o significado do Dicionário. Vocês já utilizaram o dicionário? Quando o utilizamos? Como está organizado o dicionário? No final da conversa, a turma deve concluir que o dicionário possui o significado das palavras e que estão dispostas em ordem alfabética.
Entregue um dicionário para cada dupla e oriente-os a procurarem as palavras circuladas. Explique que as palavras encontradas no dicionário são chamadas de sinônimos (de acordo com o dicionário Aurélio a definição de sinônimo é: Diz-se de, ou palavra que tem a mesma ou quase a mesma significação de outra)
Atividade 4 – Vocabulário-Prezado professor, registre os sinônimos no quadro/lousa e faça a leitura dos trechos do Hino junto aos alunos com os vários significados encontrados. Escolham o melhor - sinônimo para o contexto.
Encontrados os significados das palavras, explique aos alunos o significado e importância do Vocabulário, nele encontramos um conjunto de palavras desconhecidas sobre determinado texto.
Professor vá para o quadro/lousa e monte o vocabulário com a turma, inicie a escrita das primeiras palavras para maior compreensão dos alunos.


VOCABULÁRIO (GLOSSÁRIO)


BRADO: GRITO
CLAVA: ARMA PRIMITIVA DE GUERRA
COLOSSO: GRANDE
ESPELHA: REFLETE
FLÂMULA: BANDEIRA
FLORÃO: FLOR DE OURO
FORMOSO: LINDO, BELO
FÚLGIDO: QUE BRILHA, CINTILANTE
FULGURAS: BRILHAS
GARRIDA: ENFEITADA COM FLORES
GENTIL: GENEROSO, ACOLHEDOR
IDOLATRADA: CULTUADA, AMADA
IMPÁVIDO: CORAJOSO
LÁBARO: BANDEIRA
LÍMPIDO: PURO, QUE NÃO ESTÁ POLUÍDO
OSTENTAS: MOSTRAS COM ORGULHO
PENHOR: GARANTIA
PLÁCIDAS: CALMAS, TRANQUILAS
RESPLANDECE: QUE BRILHA, ILUMINADA
RETUMBANTE: SOM QUE SE ESPALHA COM BARULHO
VÍVIDO: INTENSO




Atividade 5 – Ilustrando o Hino Nacional

Professor, estimule a compreensão das estrofes do hino, para isso, promova uma exploração oral de cada trecho: Vocês entenderam a estrofe? Ficou mais fácil compreender depois de trabalharmos o sentido de algumas palavras?
Distribua trechos da letra do Hino Nacional para que os alunos ilustrem o que entenderam.

Dica: Faça as cópias em folha A3 e deixe um espaço abaixo para ilustração.

Finalizado o trabalho, fixe as ilustrações no mural da sala para que os alunos apreciem.
Peça aos alunos que cantem o Hino Nacional, acompanhando a letra que foi entregue pelo professor.

Avaliação
Verificar se o grupo avançou com relação à compreensão da letra do hino nacional. Tal aspecto pode ser verificado a partir das discussões orais e por meio das imagens apresentadas pelos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário