Momento com Deus

Oração para antes e depois do trabalho

Inspira nossas ações, Senhor e acompanha-as com teu auxilio, para que qualquer das nossas atividades tenha sempre em ti o seu inicio e o seu cumprimento.

Senhor quero que o meu trabalho de hoje seja um ato de amor a ti, a minha família e ao mundo. ajuda-me a vive-lo com alegria, como uma colaboração a tua obra de criadora, a minha própria realização e ao caminho de libertação da humanidade. Aceito o sofrimento que isso comporta, como participação na cruz de Jesus. E recomendo aos teus olhos de Pai os desempregados, os pobres e os desafortunados. Amem

IN:http://blog.cancaonova.com/zezinho/?cat=851


MY E-MAIL

domingo, 26 de fevereiro de 2012

DINÂMICAS PARA A VOLTA ÀS AULAS















TEIA DE ARANHA
Procedimentos:
  • Propor que os alunos fiquem em pé, forando um círculo.
  • Entregar um rolo de barbante ou cordão.
  • Solicitar um voluntário para iniciar a tarefa sugerindo que o mesmo escolha um membro do grupo para entregar uma outra parte do cordão e receber uma mensagem sua.
  • Sucessivamente um vai abrindo o rolo e entregando a um colega até que todos tenham recebido a mensagem e o cordão, formando assim a teia de aranha.
  • Em um segundo momento, com todos sentados levantar a questão: O que pode e não pode ter em nossa teia? Listar as opiniões dos alunos para a confecção de um painel de combinados da classe.
  • Para encerrar permitir que os alunos ilustrem o painel através de uma técnica artística: desenho, recorte, colagem, dobradura, etc...

ÁRVORE DOS SONHOS
Procedimentos:
Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o semestre. Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever ou desenhar o seu sonho,o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos e socializá-los.


A VIAGEM
Procedimento:
  • O professor afixa na parede da sala um painel com uma paisagem de fundo. No mesmo deve estar escrito: Bom retorno às aulas!
  • A proposta é construir um painel com o grupo.
  • O importante é que os alunos expressem seus sentimentos e desejos no painel com desenhos, dobraduras, frases etc.
  •  Com tudo pronto oportunizar um momento agradável onde cada um pode relatar o que construiu no painel interativo.
  • OS CRÉDITOS DESTA POSTAGEM ESTAO EM: Vhttp://diariodaprofaglauce.blogspot.com/search/label/Volta%20%C3%A0s%20aulas

ATIVIDADES PARA OS PRIMEIROS DIAS DE AULA:

1. HOJE ESTOU ASSIM... A professora cola um círculo nos cadernos para que as crianças desenhem nele, a expressão facial conforme o que sugere o título. PORQUE... Os alunos justificam por meio da escrita o motivo por estarem alegres, tristes, com medo...Conforme a percepção da professora, ela vai resgatando alguns valores como: companheirismo, amizade, segurança, união, compreensão...

2. VOCÊ MORA NO MEU...Cada criança escreve dentro do coração (recortar de sulfite rosa) o nome de um(a) colega e, em seguida, registra por meio da escrita o que pensa e sente por ele(a). Exemplo: "Você é especial, amigo!"

3. A MINHA LUZ ESTÁ ACESA QUANDO... Os alunos realizam essa atividade, registrando dentro de uma estrela (recortar de papel) um BOM SENTIMENTO.

4. ABC DOS VALORES Atividade coletiva onde os alunos opinam, registram e ilustram os valores. Exemplo:
A- AMOR
B- BONDADE
C- CARINHO
D- DEDICAÇÃO
E- ESPERANÇA...

5. ALFABETO DA AMIZADE A turma cria o seu "Alfabeto da Amizade", escrevendo para cada letra do alfabeto uma frase iniciada por ela. Podem fazer as ilustrações.
Exemplos:

A – AMOR É INDISPENSÁVEL ENTRE AMIGOS.
B – BONDADE É SERVIR A PESSOA QUE ESTÁ PRÓXIMA A NÓS.
C – COMPANHEIRISMO É O QUE SINTO QUANDO ESTOU JUNTO DE VOCÊ...

6. ACRÓSTICOS.
A turma cria acrósticos no coletivo, a professora escreve na lousa.
Exemplo:
Amor
Mais compreensão
Igualdade
Gostar do outro
Ouvir os colegas


7. NA ESCOLA:

FICO ALEGRE QUANDO...

SINTO QUE TENHO UM AMIGO QUANDO...

RESPEITO O OUTRO QUANDO...

(Os alunos completam frases como essas em seus cadernos.)

8. EXPRESSANDO EMOÇÕES:
Atividade coletiva e em grupo.
Perguntar aos alunos pelas expressões faciais o que será que estão sentindo.
Os alunos tentam imitar cada expressão.
Reunir em grupo um aluno imita a expressão e conta o que está sentindo.

9. ATIVIDADE: QUEM SOU EU?
NUMA FOLHA DE SULFITE CADA ALUNO FAZ SEU AUTO-RETRATO E ESCREVE O SEU NOME (DO JEITO QUE SOUBER), DEPOIS RELATAM NO COLETIVO COMO ELE É, DO QUE ELE GOSTA, UM POUQUINHO DA SUA VIDA. NO FINAL, A PROFESSORA COLOCA OS DESENHOS NUM MURAL PARA QUE TODOS VEJAM.

10. ATIVIDADE SOBRE EXPECTATIVAS
OS ALUNOS DESENHAM O QUE QUEREM APRENDER NA ESCOLA, DEPOIS É FEITA UMA SOCIALIZAÇÃO DOS DESENHOS NO COLETIVO.

OS CR´DITOS DESTAS ATIVIDADES ESTÃO EM: http://diariodaprofaglauce.blogspot.com/2012/01/atividades-para-os-primeiros-dias-de.html